"Olhando para as Estrelas" é um documentário emocionante que, ao longo de três anos, acompanhou duas dançarinas da primeira e única escola de ballet para pessoas com deficiência visual do mundo: a Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, localizada na cidade de São Paulo. Geyza - além de ser a primeira bailarina da companhia é também professora na escola - e Thalia - uma adolescente que apesar de todas as suas dificuldades - têm como objetivo e sonho, conquistar sua independência e autonomia.

"Começamos este projeto como um retrato do trabalho da escola. Mas ao longo do caminho, as histórias nos levaram a lugares que não esperávamos e acabamos retratando a complexidade da vida daquelas pessoas, mais especificamente da Geyza e da Thalia, que passavam por mudanças importantes em suas vidas. Através dessas histórias, a equipe pôde ver como a paixão por aquilo que se vive e faz é capaz de preencher e trazer felicidade pro dia-a-dia. E também aprendemos que os maiores desafios que enfrentam vão muito além daquele que estava na superfície, que no caso delas é a cegueira", diz o diretor Alexandre Peralta.

A escola, que apoia em sua maioria mulheres jovens de famílias de baixa renda e comunidades dentro e ao redor de São Paulo, foi fundada há vinte anos e, desde então, já apareceu na mídia no mundo todo. Nesse tempo, participaram de muitas apresentações importantes. Dentre elas, a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Londres em 2012, fizeram uma performance de abertura para o Ballet Real da Dinamarca e tiveram a oportunidade de dançar para a Companhia Parsons de Dança, além de conquistar a admiração de ninguém menos que Mikhail Baryshnikov.

O filme recebeu alguns prêmios, incluindo prêmio de melhor documentário da HBO / NALIP (Associação de Produtores Latinos), prêmio da diversidade no Bentonville Film Festival e participou de vários festivais internacionais como o Dance on Camera - prestigiado festival de filmes de dança, organizado pelo Film Society of Lincoln Center. O longa foi exibido no Los Angeles Film Festival e na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo.

Com distribuição da Elo Company, "Olhando para as Estrelas" é dirigido por Alexandre Peralta, produzido por Alejandro Ernesto Martinez, Thais Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi, Corina Maritescu, Mayra Ometto e Chao Thao, tem produção executiva da atriz Camilla Belle, Sabrina Chammas, Leandro Peralta, Andre Peralta, Adriana Rodrigues, Ariadne Mazzetti e Jean Paulo Lasmar, consultoria do documentarista Mark Jonathan Harris - ganhador de dois Oscars - e música original de Alexis Marsh e Sam Jones (da banda americana Dyan).

Fonte: Elo Company (via press-release)