O longa-metragem "As Duas Irenes", dirigido por Fabio Meira, é um dos indicados ao Prêmio Fénix 2017. O filme brasileiro ​tem duas indicações: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Realizado anualmente, o Premio Iberoamericano de cine Fénix homenageia os profissionais da indústria cinematográfica da América Latina, Espanha e Portugal

O filme - que acaba de levar o Prêmio April de Melhor Longa Metragem do Festival de Milão - teve sua estreia mundial no Festival de Berlim, na Mostra Generation. Vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado, é o primeiro longa dirigido por Fabio Meira.

"As Duas Irenes" é protagonizado por Priscila Bittencourt (foto) e Isabela Torres (foto), jovens atrizes goianienses que fazem sua estreia no cinema. O longa tem a narrativa construída a partir da vida de duas adolescentes e de seus pontos de vista. Rodado em Goiás, na cidade de Goiás Velho ao longo de cinco semanas e meia, o diretor tem um carinho especial pela cidade e principalmente pela sua luz, "Eu conhecia cada esquina da cidade de Goiás Velho, cresci e passei boa parte da minha juventude lá, e sempre quis filmar naquela luz, fazendo um recorte pouco conhecido de Goiás, mas que é tão especial para mim", confessa Meira.

Na trama, Irene, uma garota de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela. Sem que ninguém saiba, ela decide procurar a garota e um mundo de descobertas se inicia. No elenco, nomes como Marco Ricca, Susana Ribeiro e as atrizes do Grupo Galpão Inês Peixoto e Teuda Bara.

"As Duas Irenes" é distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e está em cartaz através do projeto Sessão Vitrine Petrobras. Com patrocínio do Fundo de Cultura de Goiás, da Lei Goyases e do ProAc SP, o filme foi realizado com R$ 1,2 milhão e produzido pela Roseira Filmes e pela Lacuna Filmes e com coprodução da Balacobaco Filmes.

Fonte: Vitrine Filmes (via press-release)