A partir de novembro, o público brasileiro terá a chance de conferir uma retrospectiva completa da obra dos irmãos Maysles. A mostra "Irmãos Maysles - A Disciplina do Olhar" exibirá 30 filmes - entre curtas, médias e longas - e promoverá debate e masterclass de 30/11 a 13/12/2017 na Caixa Belas Artes, em São Paulo.

Pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 1960 e 1970,  Albert e David Maysles surgiram como uma revolução estilística no gênero. Apoiados principalmente nas novas técnicas disponíveis, eles propunham uma captação da realidade no seu estado mais puro, aproveitando do uso de uma câmera móvel no ombro e do som direto. O objetivo era retratar o mundo real como se a câmera não estivesse presente, criando uma liberdade para filmar que, até então, não se tinha.

A partir desse método de fazer cinema, os irmãos Maysles realizaram mais de 40 documentários, alguns deles de grande sucesso como "What´s Happening! The Beatles In The USA" (1964) - um relato humorístico e encantador da primeira viagem dos Beatles à América -, "With Love From Truman" (1966) - que retrata um encontro com o renomado autor Truman Capote em sua casa à beira-mar, onde ele compartilha sua personalidade "auto-suficiente" com filosofia de boteco e piadas calculadas -, "Meet Marlon Brando" (1966) - onde jornalistas de toda a América Latina encontram o ator Marlon Brando num quarto de hotel de Nova York para entrevistá-lo sobre seu filme mais recente - e "Gimme Shelter" (1970), sobre a turnê norte-americana da banda Rolling Stones em 1969 - este com uma exibição especial em 35mm no dia 02/12/2017.

Além da exibição de filmes, a mostra discutirá o pensamento do Cinema Direto e suas implicações nas produções contemporâneas. O dramaturgo e escritor Jonathan B. Vogels dará a masterclass sobre a filmografia dos irmãos Maysles. Autor do livro "The Direct Cinema of David and Albert Maysles", a maior publicação inteiramente dedicada à obra dos cineastas nos EUA, Vogels discutirá a trajetória da dupla e o Cinema Direto.

O documentarista João Moreira Salles se junta à Doutora em cinema Patrícia Mourão no debate "Nem moscas nem paredes: empatia e dramaticidade no cinema dos Irmãos Maysles" para discutir o Cinema Direto, com foco na obra dos cineastas, e seus desdobramentos.

A mostra tem curadoria de Angelo Defanti, Felippe Mussel e Nina Kopko, realização da Boulevard Filmes com apoio do Maysles Films, instituto que preserva a filmografia dos irmãos Maysles, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Para maiores informações, acesse o site oficial.

Fonte: Boulevard Filmes (via press-release)