Após vencer o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio 2017, o filme “Piripkura” (foto), ganhou o Amsterdam Human Rights Award após ser aclamado pelo júri oficial do International Documentary Film Festival Amsterdam, o IDFA, considerado um dos mais importantes festivais e mercados de documentários de criação do mundo. 


O longa - dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge e produzido com exclusividade para o canal Curta! - retrata a luta pela sobrevivência dos três últimos índios da tribo Piripkura, que vivem sob a ameaça de fazendas e madeireiras. Como parte da premiação, os diretores receberão 25 mil euros. A cerimônia de entrega do Amsterdam Human Rights Award será realizada em 20/11/2017, após sessão de “Piripkura” no festival, que começou em 15/11 e vai até 26/11/2017.

Na avaliação, o júri do Amsterdam Human Rights Award - composto pela cineasta Maite Alberdi, pelo cineasta e produtor Eric Gandini, e pelo diretor Matter Dirk van der Straaten - considerou a qualidade do filme e a relevância do tema para a escolha: “Com esta história pungente e excepcional, os cineastas abordam uma ampla série de questões que devem ser consideradas priotárias na agenda internacional de direitos humanos”.

Como parte dessa história de sobrevivência, o longa-metragem mostra as expedições do servidor da FUNAI Jair Candor, que, desde 1989, acompanha e monitora esses índios com o objetivo de impedir a invasão da área. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013), “Piripkura” foi produzido pela Zeza Filmes, com produção associada da Maria Farinha Filmes e da Grifa Filmes e estreia com exclusividade no canal Curta! no primeiro semestre de 2018.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)