Depois de "Beira-Mar" - premiado como Melhor Filme - Novos Rumos no Festival do Rio 2015 -, Filipe Matzembacher e Marcio Reolon voltarĂ£o ao Festival de Berlim, agora com o mais novo filme, "Tinta Bruta". O longa terĂ¡ estreia mundial na Mostra Panorama, em fevereiro de 2018


Com roteiro tambĂ©m assinado pela dupla, o filme conta a histĂ³ria de Pedro (Shico Menegat, foto), um jovem que tenta sobreviver em meio a um processo criminal, Ă  partida de irmĂ£ e Ăºnica amiga e aos olhares que recebe sempre que sai na rua. Sob o codinome "GarotoNeon", Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anĂ´nimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances erĂ³ticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade estĂ¡ copiando sua tĂ©cnica, Pedro decide ir atrĂ¡s do mesmo.

"Estamos muito felizes. Nosso primeiro longa-metragem, `Beira-Mar´, tambĂ©m estreou na Berlinale, na mostra Forum, e voltar para o festival agora, com nosso segundo longa na Panorama Ă© um prazer imenso. Esperamos ansiosos pelas sessões no inverno berlinense, e mais ansiosos ainda em trazer o filme para o Brasil", comemora Marcio. Segundo Filipe, o projeto foi inspirado em outra produĂ§Ă£o da dupla. "O filme surgiu de uma vontade de falar sobre despedidas, raiva e resistĂªncia. Inicialmente a narrativa veio de um curta-metragem nosso, `Quarto Vazio´, mas durante o processo de escrita muito se modificou", afirma o diretor.

Os diretores explicam como funciona a parceria: "Nosso processo Ă© bastante coletivo. Fazemos tudo juntos, desde a escrita do roteiro, os ensaios, decupagem, atĂ© durante as gravações e no acompanhamento da pĂ³s-produĂ§Ă£o. Temos bagagens muito semelhantes - ambos somos tambĂ©m atores, por exemplo -, mas alguns focos distintos que, quando combinados, acreditamos que contribuem para o nosso trabalho", revela Filipe.

Com produĂ§Ă£o da Avante Filmes, coproduĂ§Ă£o da Besouro Filmes e distribuiĂ§Ă£o da Vitrine Filmes, o longa tem previsĂ£o de estreia nos cinemas brasileiros ainda em 2018.

Fonte: Vitrine Filmes (via press-release)