O Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2018 está com as inscrições abertas. A iniciativa é da Fundação SM, em parceria com a SM, e tem como objetivos estimular a criação literária nacional e engajar crianças e jovens com a literatura. Qualquer pessoa pode participar, incluindo cidadãos de outras nacionalidades. Basta ter mais de 18 anos e morar no Brasil - Confira o regulamento completo. A inscrição deve ser feita até dia 31/01/2018 pelo site oficial.

Além de R$ 40 mil como adiantamento de direitos autorais, o vencedor terá seu livro publicado na coleção 'Barco a Vapor', da SM. O resultado, assim como data e local da entrega do prêmio, será divulgado no site do concurso.

Em sua 14ª edição, o concurso - que surgiu na Espanha, em 1978 - chegou ao Brasil em 2005 e é realizado em mais sete países: Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia e Peru. Na Espanha, o 'Barco a Vapor' é entregue pela rainha desde 2006, tamanha a importância do prêmio.

Em 2017, o livro infanto-juvenil 'O Cometa é um Sol Que Não Deu Certo' foi o vencedor da 13ª edição do Prêmio Barco a Vapor no Brasil. A obra, que contava a história sobre refugiados sírios, foi escrita pelo pernambucano Tadeu Sarmento, de 40 anos, e concorreu com outros 1.300 originais. Já em 2016, o melhor livro foi 'Deslumbres e Assombros', do estudante Lucas Carvalho, de 24 anos. A obra resgata as histórias de aventura e mostra um narrador em constante discussão sobre os caminhos a seguir.

Fonte: Fundação SM (via press-release)