O deserto, as instituições, o mundo rural, a política, a justiça e a psiquiatria são alguns dos temas abordados pelo cineasta Raymond Depardon, de 75 anos, em sua vasta cinematografia. Oriundo da fotografia, já afirmou que suas obras trazem suas reflexões visuais. E são elas que o público poderá conhecer através dos 25 filmes, entre documentários e ficção, que integram a “Mostra Depardon Cinema” que acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro de 03 a 22/01/2018, a partir das 16h30m. Produzidas entre 1969 e 2017, na seleção estão obras de destaque de sua carreira entre elas, "12 Dias", seu último filme exibido no Festival de Cannes de 2017.

O cineasta Raymond Depardon estará no RJ para a “Mostra Depardon Cinema” e em dois momentos irá se encontrar com o público no CCBB. Em 17/01/2017 às 18h, faz uma visita guiada a sua exposição de fotografias “Un moment si doux”, que ocupa o CCBB, seguida de palestra sobre o filme "12 Dias". Em 19/01/2017 às 18h, haverá um bate-papo com o francês e a cineasta brasileira Maria Augusta Ramos sobre o longa "Presos em Flagrante", que também será exibido no encontro. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.

Un moment si doux”, em cartaz até 05/02/2017, faz parte da retrospectiva em homenagem ao fotógrafo e cineasta francês,  São 170 imagens em cores e dimensões variadas entre paisagens, autorretratos e personagens de diferentes países da Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Produzidas entre 1950 e 2013, sendo a maior parte inédita, as imagens estiveram expostas entre 2014 e 2015 no imponente Le Grand Palais (Paris), no museu MUCEM (Marselha), e, recentemente, no Centro Cultural Recoletas (Argentina).

O trabalho do fotógrafo Raymond Depardon foi consagrado com inúmeros prêmios no mundo inteiro: Gran Premio Nacional da Fotografia, César do Melhor Documentário, Prêmio Louis Delluc, entre outros.

O evento tem realização do Centro Cultural do Banco do Brasil, patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da EDF Norte Fluminense e da Embaixada do França no Brasil. A produção é da Bonfilm.

Fonte: CCBB-RJ (via press-release)