Uma triste notícia para quem ama histórias em quadrinhos e cresceu lendo as tirinhas nos jornais. O cartunista Mort Walker (foto) - criador do popular personagem "Recruta Zero" - faleceu no dia 27/01/2018 em sua casa localizada em Stamford, Conn. Ele tinha 94 anos de idade. Quem confirmou sua morte foi Bill Morrison, presidente da National Cartoonists Society, cuja causa foi pneumonia.


Addison Morton Walker nasceu em 03/09/1923, em El Dorado, Kan. Ao contrário da preguiça característica de seu personagem mais famoso, Walker desenhou as histórias em quadrinhos do Recruta Zero - "Beetle Bailey" no original - por quase setenta anos consecutivos, mais do que a maioria dos cartunistas.

Lançado nos anos 1950, a obra máxima de Walker foi distribuída pelo King Features Sindicates e eventualmente alcançando mais de 200 milhões de leitores em 1200 jornais de todo o mundo, inclusive no Brasil. A turma do Recruta Zero - que incluía seu rival, o linha dura e brigão Sargento Tainha, o soldado aluado Dentinho, o espertalhão Quindim, a secretária Dona Tetê (que se desvencilhava do assédio do General Dureza), dentre muitos outros - foi um sucesso em histórias em quadrinhos, transformando-se em desenho animado, games, brinquedos e estrelou até mesmo um musical. Em 2010, o personagem foi tema de um selo do serviço postal norteamericano.

Em 1974, abriu o Museum of Cartoon Art numa mansão em Greenwich, Conn. A coleção de obras originais dos quadrinhos cresceu com a doação de sindicatos ligados aos jornais e diversos cartunistas, cujo valor foi avaliado em mais de 20 milhões de dólares. O museu foi realocado e fechado em 2002, já com o nome de International Museum of Cartoon Art, desta vez localizado em Boca Raton, Flórida, após declarar falência. Em 2008, suas mais de 200 mil peças fizeram parte do Ohio State University’s Billy Ireland Cartoon Library and Museum, onde uma galeria foi nomeada em homenagem a Walker.

Descanse em paz.

Fonte: The Washington Post