"Desisti da advogacia pelo teatro mas meu escritório ia muito bem. Tanto que meu pai, que tinha se aposentado, quis advogar junto comigo. Quando ele foi, eu decidi pelo teatro. Ele acabou 'herdando' de mim o escritório", disse, certa vez, Paulo Autran (foto) em entrevista ao igualmente saudoso Antônio Abujamra no programa "Provocações". E a trajetória desse mito do teatro e da TV brasileira será revivida, depois de ser exibido em dois dos maiores festivais de cinema do Brasil - o Festival de Gramado e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - pois o documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, produzido com exclusividade para o Curta!, estreia na Terça das Artes, em 27/03/2018, às 23h.


Com direção de Marco Abujamra e produção da Dona Rosa Filmes, o longa-metragem conta a vida e a obra de um dos mais respeitados atores do país. A paixão de Autran pelo teatro é apresentada através de cenas históricas de filmes e de peças, trechos de entrevistas escritas interpretados pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões do artista sobre a arte, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais.

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” conta ainda com depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, viúva do ator, e Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Fernanda Montenegro também participa do documentário ao compartilhar a correspondência que trocou com Autran a poucos dias de sua morte. Além da leitura emocionante, ela faz uma reflexão profunda sobre a importância do amigo para o teatro brasileiro.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)