A diretora argentina Lucrecia Martel (foto) desembarca no Brasil para a divulgação do seu novo trabalho, "Zama" - que estreia em 29/03/2018. Terá press day em 26/03/2018 com a presença da diretora, do ator Matheus Nachtergaele e da produtora Vania Catania.

Com distribuição da Vitrine Filmes e coprodução de Vania Catani - da Bananeira Filmes -, o longa retrata a trajetória de Zama (Daniel Giménez Cacho), um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul que aguarda uma carta do Rei autorizando-o a se transferir da cidade em que vive estagnado para um lugar melhor. Para garantir a transferência, Zama se ver forçado a aceitar todas as ordens e tarefas que são passadas por consecutivos governantes ao longo dos anos. Quando percebe que a tal carta não vai chegar, ele decide se unir a um grupo de soldados em busca de um perigoso bandido.

Lucrécia Martel é um dos maiores nomes do cinema contemporâneo, seus filmes anteriores - "A Mulher sem Cabeça" e "A Menina Santa" -, tiveram estreia mundial no Festival de Cannes e "O Pântano", no Festival de Berlim. Já "Zama" teve estreia mundial no Festival de Veneza e recentemente foi indicado ao Prêmio Sur 2017, uma das principais premiações argentinas, em 11 categorias, entre elas, melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor direção de arte - com a brasileira Renata Pinheiro. Coproduzido com o Brasil, o filme já passou pelo Festival do Rio 2017, pela 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e na X Janela Internacional de Cinema, no Recife.

Fonte: Vitrine Filmes (via press-release)