O Fantástico Jaspion​, um dos maiores heróis japoneses de todos os tempos, está de volta em uma aventura inédita em mangá produzida inteiramente no Brasil. Tudo graças a uma parceria inédita entre a Editora JBC​, a Toei Company ​e a Sato Co.

Para essa empreitada comandada pelos editores da JBC Marcelo Del Greco e Cassius Medauar e com produção executiva de Edi Carlos Rodrigues​, foram convidados os premiados quadrinistas Fábio Yabu ​(roteiro) ​e Michel Borges ​(arte), autores da trilogia Combo Rangers, também publicada pela JBC.

Sucesso absoluto na virada dos anos 1980 para os anos 1990, quando sua série foi exibida na extinta TV Manchete​, Jaspion foi um marco e, ao lado de Changeman​, foi responsável por desencadear uma verdadeira febre de heróis japoneses na época. O Campeão da Justiça faz parte da quarta geração de metal heroes do Japão cujos antecessores são os policiais do espaço Gaban​, Sharivan ​e Sheider. ​O sucesso do algoz do maligno Satan Goss ainda impulsionou a vinda de outro herói japonês: Spielvan​, que chegou a ser batizado no Brasil de Jaspion 2​ - embora as séries não tivessem correlação.

Ao todo Jaspion teve 46 episódios lançados no Japão em 1985. No Brasil, o herói chegou três anos depois, em 1988, trazido pela Everest Vídeo (a mesma que, depois de trocar de nome para Tikara Filmes​, trouxe Shurato e Yu Yu Hakusho​). Hoje é possível acompanhar as clássicas aventuras do herói em DVD e no canal Tokusatsu TV​, no YouTube.

Além de comemorar os 30 anos do lançamento da série original em vídeo e na televisão brasileira, o lançamento da aventura inédita de Jaspion em mangá também faz parte das celebrações dos 110 anos da Imigração Japonesa​ no Brasil.

A história em si retomará o que foi visto na série clássica, contextualizando os eventos ocorridos 30 anos atrás para os tempos atuais, com novos conflitos, velhos conhecidos e, talvez, até um novo penteado. Mas é certo que antigos e novos vilões estarão presentes na aventura.

O mangá do Fantástico Jaspion já está em produção e a previsão de lançamento é para o final de 2018. Jaspion ​é a primeira obra desenvolvida exclusivamente para o Henshin Universe​, selo destinado para a produção nacional de mangás originais da Editora JBC​.

Para que todos possam acompanhar todos os detalhes dessa iniciativa inédita no Brasil, o canal Made in Japan no YouTube irá lançar o Henshin Universe, programa semanal que mostrará os bastidores da produção do mangá até o seu lançamento. Ao longo dos episódios, Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues ainda irão esmiuçar todo o universo de Jaspion e das séries Tokusatsu – com direito a muitos convidados especiais, curiosidades e informação.

A história de Jaspion

Órfão de pai e mãe, Jaspion foi criado pelo sábio Edin e chega à Terra a bordo da nave-robô Daileon. Junto do herói também chegam no nosso planeta a sua companheira andróide do herói, Anri, e a mascote Miya.

A missão do Campeão da Justiça é enfrentar o temido Satan Goss. Mas para que seu objetivo seja cumprido, Jaspion precisa encontrar as crianças escolhidas por Deus que teriam o poder de localizar o Pássaro Dourado, a ave mítica que trazia consigo o segredo para derrotar o pai do abominável MacGaren.

Os autores

Fábio Yabu é o autor de obras como “Combo Rangers”, “Apolinário, o Homem-Dicionário”, “Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”, “A Última Princesa”, “O Livro dos Vilões”, “Turma do Parque” e "Princesinhas do Mar". Sua série Combo Rangers recebeu três prêmios HQMIX em 2003, de Melhor Minissérie, Melhor Colorista e Roteirista Revelação.

Michel Borges ​é ilustrador e autor do quadrinho “Anarriê” e da webcomic “Elsword”. Trabalhou com Yabu como ilustrador dos quadrinhos de Combo Rangers, com direito a dobradinha no trabalho  Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”.

Fonte: JBC (via e-mail).