A banda Holiman lançou recentemente o EP “Perdão” - já disponível no Spotify, Apple Music, Deezer, Napster, Google Play, Shazam, Soundcloud, Musical.ly e nas principais plataformas de streaming musicais - e conta com três canções: a faixa-título, “Aqui” e “Complexo”.

O nome do EP foi uma sugestão de Paulo Vaz, produtor que incentivou o grupo a experimentar uma sonoridade acústica para ampliar os horizontes e alcançar novos públicos, preservando a identidade do trio. “Perdão” é uma história sendo contada, sobre um ser humano pedindo perdão a outro ser humano, se desculpando pelas coisas erradas que fez, mesmo sem a intenção de machucar o outro.

Já “Aqui” foi uma das primeiras composições após a banda passar por mudanças e encontrar seu próprio estilo musical. A canção foi uma forma de buscar um ritmo dançante e funkeado, mas com o peso clássico do rock. A música navega por inspirações que vão das bandas Arctic Monkeys a Paramore. Entre diversas ideias de desconstruções de padrão, a guitarra aparece na música em forma de percussão durante todo o verso, deixando o baixo ser o protagonista, no refrão os dois se encontram. A letra, de forma subjetiva, demonstra a insatisfação de alguém que se deixa levar pela obrigação de ser algo que lhe foi imposto, deixando de ser algo natural.

E a faixa “Complexo” - aquela que mais define o grupo atualmente - possui uma dinâmica bem distinta, um groove inspirado em bandas de black music dos anos 1970 e um rock pesado de bandas post-hardcore. Com essa mistura muito intensa na parte instrumental, a Holiman também traz essa intensidade na letra, ao retratar um tema delicado como a depressão.

São três músicas que resumem nosso processo de mudanças nesses anos de banda. Em cada uma delas, há elementos que buscamos em diversos estilos musicais, em busca de um som próprio que pudesse ser simples mas ao mesmo tempo diferente do óbvio”, comenta o vocalista Lucas Morais.
Arte de capa do EP "Perdão" da banda Holiman (Divulgação)

Caio Rizzutti, Callá e Morais buscavam uma sonoridade mais madura e uma repaginada no novo trabalho. Para isso chamaram Paulo Vaz, tecladista da banda Supercombo, para produzir o EP. Vaz comentou a união e não poupou elogios ao grupo: “Conheci Caio por amigos em comum há algum tempo. Quando resolveram fazer esse novo projeto, vieram falar comigo. Ouvi o trabalho deles, selecionamos algumas músicas - eles chegaram com várias - e selecionamos essas 3 para o EP. Foi um trabalho muito legal de fazer. São meninos novos, mas muito talentosos. Foi muito prazeroso, junto com eles, moldar o que já era bom, lapidar o trabalho, desde o processo de pré-produção até as gravações. E o resultado ficou muito legal!”.

A banda Holiman - oriunda de São Paulo - surgiu em 2014 quando o vocalista Lucas Morais, o guitarrista Guilherme Callá e o baterista Caio Rizzutti iniciaram a história da banda, com o intuito de vivenciar a música no coletivo e buscar horizontes dos quais o trio sempre imaginou alcançar. Em 2015 lançaram o EP “Porta”, o trabalho conta com quatro músicas: “Metrópole”, “Epifania”, “Vencer” e “Contágio”.

Para informações sobre shows e futuros lançamentos, acesse a página oficial do Instagram da banda e a fanpage oficial no Facebook.

Fonte: Banda Holiman (via press-release)