STAR WARS: EPISÓDIO IX começará a ser filmado em Pinewood Studios (Londres) em 1º de agosto de 2018. J.J. Abrams retorna para dirigir o episódio final da saga de Skywalker. Abrams co-escreveu o roteiro com Chris Terrio.

O elenco que está de volta inclui: Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong'o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo e Billie Lourd. Algumas das adições ao elenco de STAR WARS: EPISÓDIO IX são Naomi Ackie e Richard E. Grant. Além disso, a história terá a participação dos atores veteranos como Mark Hamill, Anthony Daniels e Billy Dee Williams (em seu papel como Lando Calrissian).

O papel de Leia Organa será interpretado novamente por Carrie Fisher, usando imagens inéditas feitas para STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA. "Nós amamos enlouquecidamente a Carrie Fisher", diz Abrams. "Encontrar uma conclusão verdadeiramente satisfatória para a história dos Skywalker sem a presença dela era impensável. Nós nunca faríamos um novo casting para esse papel, nem usaríamos um personagem de computação gráfica (CG). Com o apoio e a bênção de sua filha, Billie, encontramos uma forma de honrar o legado e o papel de Carrie como Leia em STAR WARS: EPISÓDIO IX usando o material que filmamos juntos para STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA.

O compositor John Williams, que criou a música de todos os episódios da saga de Star Wars desde STAR WARS: UMA NOVA ESPERANÇA, em 1977, retorna à galáxia muito, muito distante como o responsável pela composição deste episódio. 

STAR WARS: EPISÓDIO IX será produzido por Kathleen Kennedy, J.J. Abrams e Michelle Rejwan, com produção executiva de Callum Greene e Jason McGatlin. A tripulação inclui Dan Mindel (diretor de fotografia), Rick Carter e Kevin Jenkins (designers de coprodução), Michael Kaplan (figurinista), Neal Scanlan (efeitos especiais para criaturas e dróides), Maryann Brandon e Stefan Grube (editores), Roger Guyett (supervisor de efeitos visuais), Tommy Gormley (primeiro assistente de produção) e Victoria Mahoney (diretora da segunda unidade).

STAR WARS: EPISÓDIO IX chegará aos cinemas em dezembro de 2019.

Fonte: Lucasfilm (via e-mail).