O ratinho mais amado do mundo comemora 90 anos de sua primeira aparição oficial em 18/11/2018, data de lançamento do seu primeiro curta "Steamboat Willie"


Passaram-se 90 anos desde sua criação e o personagem Mickey Mouse continua vivo na memória de crianças e adultos ao redor do mundo, e é a franquia número 1 da The Walt Disney Company. Em seu nonagésimo aniversário, confira algumas curiosidades do personagem mais icônico do mundo:

1. No início, o personagem principal de Walt Disney não era Mickey...
E sim Oswald, o coelho sortudo (foto). Walt Disney acreditava que o personagem seria um sucesso, mas em uma viagem para tentar conseguir dinheiro para a produção, os investidores deram uma resposta negativa e, como os direitos autorais do personagem pertenciam a eles, assumiram o controle do personagem.



2. O primeiro nome de Mickey Mouse, na verdade era...
Mortimer! Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem onde, Disney passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas.

3. O nome "Mickey" foi sugerido por outra pessoa?
Sim. Lillian, esposa de Disney, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. A partir daí, nascia um astro!

4. Nem tudo foi sucesso no começo...
Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar imediatamente no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: "Plane Crazy". O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar o filme. Em sua segunda tentativa, Disney produziu outro desenho animado mudo intitulado "Mickey, The Gallopin' Gaucho", porém a Warner Bros. havia iniciado os filmes falados.



5. A estreia de Mickey Mouse nos cinemas foi um grande marco...
Com o curta-metragem "Steamboat Willie", Mickey Mouse fez sua estreia nas telas de cinema em 18/11/1928, no Colony Theatre de Nova York, como o astro do primeiro desenho animado com som sincronizado.

6. As primeiras palavras de Mickey foram...
"Hot Dog! Hot Dog!", a fala faz parte do curta-metragem "The Karnival Kid" (1929). Daquele momento em diante, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz a Mickey.


7. Mickey Mouse possui nomes diferentes em alguns idiomas?
Sim! Apesar do nome Mickey Mouse ser conhecido no mundo todo, em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

8. Mickey participou da cerimônia do Oscar?
Claro! Duas vezes, inclusive! Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck (foto). Já em 2003, Mickey voltou a aparecer na cerimônia como animação ao lado da atriz Jennifer Garner.


9. Quando Mickey Mouse chegou à televisão?
Em 1950. Nesta década, Disney produziu um especial de Natal para televisão chamado "One Hour in Wonderland". O desenho clássico "Relojoeiros das Alturas" (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano.

10. Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado!
O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933.

Fonte: Disney (via press-release)