A exposição de Jean-Michel Basquiat (foto) está em sua última parada no Brasil. Quem visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ) poderá ver, gratuitamente, as mais de 80 obras do artista, que ficarão disponíveis até 07/01/2019 - quarta a segunda, das 9h às 21h. A entrada é franca. O acervo já passou por cidades como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, sendo que esta última registrou seu segundo maior público, com 186 mil visitas durante o período de permanência na capital mineira.

Entre as peças expostas estão quadros, pratos pintados, desenhos e gravuras. Nascido em 1960, em Nova Iorque (EUA), Jean-Michel Basquiat retrata a sua cidade natal das décadas de 1970 e 1980. Filho de uma imigrante porto-riquenha e um haitiano, o artista faleceu com apenas 27 anos e é considerado atualmente um dos mais importantes artistas de ascendência afro-caribenha.

"Desde 2012 o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre vem patrocinando iniciativas culturais que já atingiram mais de 20 milhões de pessoas. É com imensa satisfação que nós concluímos o ciclo, no Brasil, de um dos acervos mais disputados do mundo como o de Jean-Michel Basquiat. A gratuidade, acessibilidade e inclusão, presentes na exposição, ratificam a nossa vontade de garantir o acesso à cultura a todos", afirma Leonardo Mattedi, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do Grupo.

Ações inclusivas 
A mostra conta com um roteiro especial para pessoas com autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual e com dificuldades de mobilidade. Para estes visitantes serão propostos jogos e atividades lúdicas que facilitam o entendimento da linguagem e mensagens expressas pelo artista. Já os deficientes visuais ou com baixa visão também terão ações exclusivas, agendadas, com roteiros táteis e descrições afetivas das obras do autor.

Fonte: CCBB-RJ (via press-release)