As regras da competição são simples: poesias autorais, que durem até três minutos, e sem acompanhamento musical. É assim que acontecem os torneios de slam retratados no documentário “Slam – Voz de Levante”, de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D´Alva, que acaba de ter seu trailer divulgado.  O projeto investiga o surgimento dos poetry slams, campeonatos de poesia popular que estão se espalhando pelo mundo e já ganharam as ruas do Brasil.

>>> Clique AQUI para assistir o trailer!
Cartaz oficial (Divulgação)
A poetisa Roberta Estrela D’Alva, uma das diretoras do longa, é fundadora do movimento que apareceu em 2008 no país e vem crescendo cada vez mais . O Slam ganhou espaço tanto em eventos tradicionais de literatura como a Bienal do Livro de São Paulo, como em outros dedicados especificamente literatura periférica e negra  como a FLUP – Festa Literária das Periferias -, programada para novembro de 2018 no Rio de Janeiro.

Slam – Voz de Levante”  aborda a chegada do slam no cenário brasileiro e as raízes norte-americanas dessa manifestação artística que mistura poesia, performance e críticas sociais. A trajetória de Luz Ribeiro, campeã brasileira de 2016, à Copa do Mundo de Slam em Paris também é retratada no documentário que venceu as categorias de Melhor Direção de Documentário e Prêmio Especial do  Júri no Festival do Rio de 2017 e o prêmio de Melhor Filme Nacional no Festival Internacional Mulheres No Cinema (FIMCINE).

Com produção da Exótica Cinematográfica em coprodução com a Globo Filmes, GloboNews e Miração Filmes e apoio do Itaú Cultural, o filme estreia em 22/11/2018 com distribuição da Pagu Pictures

Fonte: Pagu Pictures (via press-release)