Filme sul-coreano escolhido para representar o país no Oscar 2019, o filme “Em Chamasestreia no circuito comercial em 15/11/2018. Dirigido por Lee Chang-Dong, o longa é baseado no conto “Queimar Celeiros” - do livro “O Elefante Desaparece”, escrito por Haruki Murakami.

>>> Clique AQUI para assistir o trailer!
Cartaz oficial (Divulgação)
O longa traz a história de Jongsu (Ah-in Yoo, foto), um entregador que, durante um trabalho, encontra Haemi (Jong-seo Yun), uma antiga vizinha. Na trama, Jongsu se depara com um pedido inusitado da ex-vizinha: cuidar do gato dela enquanto faz uma viagem para África. Quando volta de viagem, Haemi apresenta ao entregador um enigmático jovem, Ben (Steven Yeun), que conheceu durante a temporada africana. Um dia, Ben conta a Jongsu sobre um hobby pouco usual que ele pratica.

"Parece-me que hoje, pessoas de todo o mundo, independente da nacionalidade, religião ou classe social, estão com raiva por diferentes motivos. Os jovens da Coreia, por exemplo, estão passando por tempos difíceis. Eles sofrem com o desemprego, eles não têm esperança no presente e veem que as coisas não vão melhorar no futuro. Incapazes de escolher um alvo para direcionar essa raiva, eles se sentem impotentes, desesperançosos. Para muitos jovens, o mundo está se tornando um gigante quebra-cabeça. É um pouco como se sente o protagonista de Murakami, Jongsu", opina o diretor.

Para falar sobre a adaptação da obra, a Pandora Filmes - em parceria com a Cia das Letras e o jornal O Estado de São Paulo - fará uma sessão especial do filme, gratuita e aberta ao público, no dia 13/11/2018 as 19h00 no Caixa Belas Artes. Os ingressos serão entregues uma hora antes da sessão, e o debate terá a presença dos jornalistas Ubiratan Brasil e Luiz Carlos Merten e de Luara França, editora brasileira dos livros do autor.

Haruki Murakami é um dos mais importantes nomes da literatura japonesa no mundo, o escritor tem trinta livros publicados, muitos deles lançados no Brasil, um sucesso de vendas no Japão e mundo, com tradução para mais de 50 idiomas. “Em Chamas” é a adaptação mais bem sucedida do autor, com lançamento mundial no Festival de Cannes 2018, onde saiu aclamado pela crítica que deu ao filme o FIPRESCI Prize (premio da crítica internacional).

Fonte: Pandora Filmes (via press-release)