Co-criador do universo Marvel, Stan Lee, faleceu nesta segunda-feira (12) aos 95 anos de idade após ser internado no Cedars Sinai Medical Center, em Los Angeles. Ele deixa uma filha, J.C. Lee, que falou sobre o pai, mais cedo no site do TMZ: "Ele era o maior e mais decente dos homens".

O motivo da morte ainda não foi revelado, mas o quadrinista sofria de pneumonia.

Stan Lee colou sua própria imagem à da Marvel Comics, criando sua própria lenda ao tratar os leitores mais como "amigos de um clube", como ele mesmo costumava dizer, do que como consumidores de seus produtos. Esse clube chegou a ter um nome na década de 60, a Merry Marvel Marching Society, algo como a Alegre Sociedade em Marcha da Marvel.

O editor é celebrado como criador de vários personagens da Marvel Comics, mas na verdade todos estes personagens, Homem-Aranha, Hulk, Thor e Surfista Prateado, eram co-criações suas com outros artistas, como Jack Kirby, Steve Ditko, entre outros. Portanto, concluir que Stan Lee foi o "Criador do Universo Marvel" é um grande exagero.

Porém, vale ressaltar que no início, Lee escreveu grandes histórias, especialmente as de origem de personagens e imprimiu seu próprio estilo de narrativa, que revolucionou os quadrinhos até a década de 70, quando por uma iniciativa equivocada criou o famigerado "Método Marvel", no qual os desenhistas tinham liberdade de desenhar o que bem entenderem, desde que seguissem algumas recomendações de Lee. Lógico que isso resultou em histórias com mais liberdade criativa, como a Saga de Galáctus, surgindo então várias controvérsias sobre a criação de várias personagens Marvel, que geralmente eram atribuídas à Lee, indevidamente.

Lee, que se auto-apelidou como The Man (O Cara), ficou muito popular nos últimos 20 anos por suas aparições em filmes baseados em super-heróis da Marvel. Ativo, participava de convenções de quadrinhos até recentemente, quando decidiu se retirar do circuito de eventos, logo após o falecimento de sua esposa, em 2017.

Agora, com sua morte, fica o legado de uma das mais importantes figuras das HQ´s mundiais.

Descanse em paz.

MG

Fonte: Quem.