Protagonistas femininas com características fortes, independentes e corajosas estão cada vez mais em evidência nos filmes e séries da Disney, a fim de inspirar uma nova geração de meninas e mulheres por todo o mundo.

O empoderamento das personagens se faz presente em suas histórias e personalidades marcantes, que demonstram garra e determinação, e ganham destaque no mundo do entretenimento. Selecionamos as principais personagens que vão dominar as telas em 2019 em aventuras inspiradoras e repletas de muitas lições e superações. Confira:

- CAPITÃ MARVEL: Não há significado melhor de empoderamento do que uma mulher salvando o mundo. Esse é o papel da nova heroína Capitã Marvel. Baseado nas HQs da Marvel, o filme se passa na década de 1990 e contará a história do processo da Carol Danvers (Brie Larson, foto)em se tornar a grande defensora do universo, enquanto ocorre uma guerra entre mundos alienígenas. Com superpoderes adquiridos por uma explosão alienígena, a Capitã Marvel é considerada como a heroína mais poderosa do mundo Marvel. O filme está em cartaz desde 07/03/2019 no Brasil.

- KIM POSSIBLE: ninguém imagina que a menina ruiva que aparenta ter uma vida normal é uma heroína que combate o crime na cidade de Middletown. O desenho animado foi exibido nos anos 2000 e devido ao enorme sucesso, a Disney lançará o live-action no dia 24/03/2019, no canal Disney Channel, trazendo vida para uma das heroínas mais queridas da atualidade.

- JASMINE: Gentil, carinhosa, amiga e teimosa, a princesa Jasmine é considerada como a "princesa rebelde" e de espírito livre da Disney. Jasmine tem opinião forte e independente, e prefere se casar por amor do que por riqueza, como é o desejo de seu pai. É nessa busca por aventura e independência que conhece Aladdin e o acompanha em suas viagens pelo mundo. Aladdin ganhou um live-action que será lançado no dia 23/05/2019 e Naomi Scott (foto) dará vida à princesa Jasmine nos cinemas.

- BIA: Criativa, proativa, inteligente e com um talento natural para o desenho, Bia aproveita qualquer oportunidade para se expressar por meio de seus traços e compartilhar suas criações nas redes sociais. Interpretada pela brasileira Isabela Souza, Bia é a nova telenovela do Disney Channel, que entrará no lugar de Sou Luna, com lançamento previsto para junho de 2019.

- MAL / EVIE: Filha da vilã Malévola em Descendentes, Mal é líder do grupo de filhos dos vilões. É a aluna mais popular e temida do seu colégio e tem o objetivo de ser tão má quanto sua mãe. Tem o poder de lançar feitiços e não há nada que odeie mais do que princesas e disciplina. Apesar de toda a sua personalidade má e do seu estilo, Mal mostra que se importa com o bem estar dos seus amigos.  Já Evie também faz parte do grupo de filhos de vilões de Descendentes, sendo filha da Rainha Má. Apesar de ser uma das vilãs, Evie tem uma personalidade meiga e doce. É uma menina amiga, leal e muito vaidosa que apesar de querer ser a mais bela de todas, ganha autoconfiança e descobre beleza não é tudo na vida. Mal é interpretada por Dove Cameron e Evie é interpretada por Sofia Carson, que estarão presentes no último filme da trilogia Descendentes com lançamento no canal Disney Channel para agosto de 2019.

- VANELLOPE: Vanellope Von Schweetz é uma das personagens principais de Detona Ralph e Wi-Fi Ralph. O primeiro filme conta a história da Vanellope sendo um "bug" em um jogo de corrida, precisando lidar com o bullying das outras corredoras durante a trama. Já em Wi-Fi Ralph, o mais novo lançamento da Disney, Vanellope e Ralph adentram o mundo da internet e conhecem presenças femininas importantes para a história da corredora/princesa mais querida do mundo dos jogos. O filme aborda de uma maneira leve e divertida questões importantes sobre a igualdade de gênero e poder de fala da figura feminina. Wi-Fi Ralph estreou no Brasil em janeiro de 2019 e foi sucesso de bilheterias durante seu primeiro mês em cartaz.

- REY: A protagonista da recente trilogia do universo Star Wars é uma personagem forte, persistente e corajosa que luta pelo bem da galáxia. Rey aparece nos filmes O Despertar da Força, quando descobre ser sensível à Força (energia que conecta todos os seres vivos da galáxia) e decide enfrentar o lado sombrio da Força. Já em Os Últimos Jedi, onde encontra Luke Skywalker e pede seus ensinamentos para entender o equilíbrio da Força e combater o mal. Rey é interpretada pela atriz Daisy Ridley (foto). O último filme da trilogia - ainda sem título oficial em português - será lançado em 19/12/2019.

Fonte: Disney (via press-release)