Os telespectadores do Oscar são fiéis e fizeram questão de torcer pelos seus favoritos. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, as pessoas que acompanharam o Oscar no último domingo (24/2) passaram mais tempo assistindo ao evento. Em média, cada indivíduo assistiu a 54 minutos da transmissão, oito minutos a mais do que em 2018 – um tempo que representa 40% da transmissão total do programa. Para efeitos comparativos, no ano passado essa "fidelidade" ficou em torno de 27%.

O levantamento considera todas as emissoras de TV aberta e paga que exibiram a premiação e revela que as mulheres se destacaram entre o público, representando 56% dos que assistiram a transmissão do Oscar. A faixa etária de 18 a 49 anos foi a mais interessada no evento, com 54% dos telespectadores.

Além disso, de acordo com dados do Kantar Social TV Ratings, a premiação somou 93 milhões de impressões (quantidade de vezes em que os tweets relacionados ao programa foram efetivamente visualizados) durante a transmissão televisiva. A cerimônia concentrou 81% do volume de tweets e o Red Carpet outros 19%.

Os picos de tweets da noite aconteceram durante a vitória do filme Pantera Negra na categoria Melhor Figurino, na entrega da estatueta de Melhor Canção Original para Lady Gaga por Shallow, música composta para o filme Nasce Uma Estrela, e na conquista do Oscar de Melhor Trilha Sonora para Pantera Negra.

Os índices apontam que o ambiente de Social TV divergiu da escolha da academia para esse ano, com exceção de Alfonso Cuarón, que venceu como melhor diretor por Roma:

Categoria
Mais comentado
Vencedor
Filme
Pantera Negra
Green Book
Ator
Bradley Cooper
Rami Malek
Atriz
Lady Gaga
Olivia Colman
Diretor
Alfonso Cuarón
Alfonso Cuarón
Fonte: KSTR

Com esse nível de engajamento e alcance, a premiação não poderia ficar fora dos planos de comunicação de grandes marcas. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, durante a transmissão do Oscar 2019 em TV aberta e paga, 20 anunciantes exibiram suas marcas para os telespectadores, em um total de 166 inserções no decorrer da cerimônia. Ambev, Ford e Havan foram os anunciantes que mais se destacaram durante a transmissão do evento.

Ranking de Anunciantes por inserções

AMBEV
FORD MOTORS DO BRASIL
HAVAN
COLGATE PALMOLIVE
SAMSUNG
HEINZ BRASIL
THE WALT DISNEY COMPANY
LOJAS CEM
UNILEVER BRASIL
WARNER BROS
LABORATÓRIOS WYETH-WHITEHALL LTDA
CONSORCIO HONDA
NESTLE
OI
PUIG BRASIL
ENGLISH LIVE COM
ROLEX
COTY BRASIL
HOTEIS COM
COCA COLA
Fonte: Ad Intel – Levantamento considera todas as transmissões do evento na TV Aberta e Paga

Fonte: Kantar IBOPE Media (via Press-release)