Rutger Hauer, ator que fez muito sucesso nos anos 80 em filmes como Blade Runner e O Feitiço de Áquila, morreu aos 75 anos.

Ele faleceu na última sexta-feira, na Holanda, após sofrer com uma doença que o atingiu recentemente, conforme confirmou seu agente à BBC.

Seu papel mais célebre foi o do replicante Roy Batty de Blade Runner, que foi dirigido por Ridley Scott e também estrelado por Harrison Ford. Neste filme, Hauer fez um dos discursos mais impressionantes do cinema mundial, texto que improvisou durante a gravação da cena e que se tornou antológico. Uma curiosidade: A trama de Blade Runner se passa em novembro de 2019 eseu personagem também "morre" neste ano. Uma triste coincidência.

O ator participou ainda como Cardeal Roarke no filme Sin City: A Cidade do Pecado, de Robert Rodriguez e da série True Blood, da HBO. Ele participou ainda de Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, como um acionista da Wayne Enterprises.

O funeral do ator foi realizado hoje.

O diretor Guillermo del Toro disse que Hauer adicionava aos filmes "verdade, poder e beleza".

Robert Patrick, de O Exterminador do Futuro 2, postou : "Estou muito triste por ter ouvido a notícia, Rutger era um ser humano muito doce e um ator incrível!"

Parte em paz, Mestre.

Fonte: BBC.