Essa é para quem curte quadrinhos e não sabe o que ler nessa quarentena! A Editora Caligari divulgou o evento a data de lançamento de "Psicopompo", álbum em quadrinhos escrito por Octavio Aragão (foto - e que já entrevistamos AQUI) e com arte e cores de Carlos Hollanda (foto). Em virtude da pandemia, o evento será feito de forma "virtual" - nos dias 04 e 05/05/2020 - e as edições do álbum compradas nestas datas terão frete grátis e autógrafos dos autores.

>>> Clique AQUI para maiores detalhes!
Da esq. para a dir.: Octavio Aragão, a capa oficial de Psicopompo e Carlos Hollanda.
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal / Editora Caligari
(Divulgação / Todos os direitos reservados)

"Psicopompo" mostra as situações vividas por grupos de meninos numa comunidade carioca, cuja trama possui raízes na segunda metade do século XIX e desemboca na contemporaneidade. Da fuga de crianças escravas de um capitão do mato até os jogos de futebol em terrenos no alto do morro, representam-se os problemas e as virtudes de cada um, enquanto o protagonista, Miguel, confronta um homem que alicia os menores da comunidade e que fomenta uma espécie de batalha campal entre duas facções.

O quadrinho é repleto de símbolos e homenagens a pessoas, locais e aspectos culturais do Rio de Janeiro, do Brasil e de algumas heranças culturais da humanidade, espalhados pelos cenários, como uma espécie de jogo para encontrar detalhes. A HQ tem influência de romances como "Os Meninos da Rua Paulo" (de Férenc Molnar) e "Capitães de Areia" (de Jorge Amado), além do filme "Warriors – os Selvagens da Noite", e tem recebido elogios de autores consagrados como David Lloyd (cocriador de "V de Vingança" ao lado de Alan Moore).

Arte e cores de Carlos Hollanda
(Editora Caligari - Divulgação / Todos os direitos reservados)


Sobre os autores
Octavio Aragão é designer, acadêmico da UFRJ e quadrinista. Autor do quadrinho "Para Tudo se Acabar na Quarta-Feira" (Draco, 2011) e dos romances "A Mão Que Cria" (Mercuryo, 2006), "Reis de Todos os Mundos Possíveis" (Draco, 2013) e "A Mão Que Pune – 1890", pelo qual ganhou o Prêmio Argos de melhor romance de 2019. Como tradutor, foi responsável por obras como "Apenas um Peregrino" (de Garth Ennis e Steve Dillon), "Astro City" (de Kurt Busiek e Brent Anderson), e "Promethea" (de Alan Moore e J. H. Williams III), entre outras. Atuou como editor e coordenador de arte nos jornais O Dia, O Globo e nas revistas da editora Ediouro.

"Psicopompo" também marca a estreia do ilustrador carioca Carlos Hollanda nos álbuns de histórias em quadrinhos.

A apresentação é de Rui de Oliveira (criador das imagens imortalizadas do "Sítio do Picapau Amarelo") e o prefácio é de Nobu Chinen (pesquisador de quadrinhos, autor do livro "O Negro nos Quadrinhos do Brasil" e um dos responsáveis pelas Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP). A edição da obra ficou a cargo de Guilherme Tolomei.

Fonte: Evento oficial (via Facebook)