O Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANB) tem sua primeira edição entre os dias 18 e 22/11/2020. Em formato online, o evento nasce como uma ampliação do Seminário da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), realizado anualmente desde 2016. Em 2020, conta com apoio e patrocínio do Amazon Studios e Amazon Prime Video


A transmissão das mostras competitivas e da programação aberta ao público será na TodesPlay - plataforma de streaming da APAN - e, contará também, com duas mostras paralelas com curadoria do Festival FICAA - Kurta Kinte da Colômbia e da plataforma de distribuição Cinemown.


Nesta edição, o FIANB conta com mostra audiovisual, laboratório de desenvolvimento de projetos e a primeira edição do Mecaa - Mercado Audiovisual da APAN -, destinado a capacitação e empreendedorismo de pessoas negras. Além disso, a programação inclui espaços de diálogos, workshops e masterclasses que objetivam envolver outras formas de atuação como o VR, séries para Instagram e produção para o Youtube.


>>> Programação 

Mostra de Obras Audiovisuais e Mostra Competitiva: Com uma equipe formada por curadores convidados das regiões Norte, Sul e Sudeste do Brasil, além de profissionais da TodesPlay, serão montadas quatro sessões que estarão disponibilizadas ao longo do festival para voto do público. Os filmes da sessão ganhadora receberão prêmio em dinheiro.


Mecca: Espaço de mercado e empreendedorismo do FIANB, o Mecca objetiva dar conta das múltiplas realidades dos associados e profissionais negros do departamento de produção, com diferentes níveis de formação, estrutura de suas empresas produtoras e estágios de projetos. Um espaço de negócio adaptado à realidade dos produtores e profissionais em processo de constituição de suas carreiras e produtoras.


Laboratório de Produção Executiva: O Lab de Produção Executiva ocorrerá na semana do Festival, entre os dias 19 e 21/11/2020, das 10 às 16h. A ideia é ser um espaço formativo para os associados da APAN, com pouca expertise na elaboração e apresentação de projetos, seja como pessoa física ou jurídica, por meio da partilha de documentos da rotina do produtor e diálogos com produtores executivos associados de maior trajetória da associação.


Laboratório Negras Narrativas: Com patrocínio do Amazon Studios e Amazon Prime Video, o Lab Negras Narrativas, que está em sua quarta edição, selecionará projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento e produção de distintos gêneros e formatos. Contará com premiação por meio de aporte financeiro e apoio com equipamentos básicos de produção. Além disso, ao longo de 2021, terão consultorias especializadas no desenvolvimento e produção da obras audiovisuais com a equipe do Amazon Studios e de acesso a espaços formativos da Apan EAD, visando o desenvolvimento do projeto como a ampliação das possibilidades de inserção do profissional no mercado internacional. Abarcando projetos Narrativa Seriada, Longa Metragem e com enfoque central em projetos de Curta-Metragem, sendo selecionados, três projetos de longa-metragem, três de narrativa seriada e dez curtas-metragens.


Fonte: APAN (via press-release)