Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, "O Orfanato" - novo filme da diretora Shahrbanoo Sadat, uma das novas vozes do cinema afegão - estreia em todo território nacional, direto no streaming (Now e Vivo Play), em 03/12/2020.  A história gira em torno de Qodrat (interpretado por Qodratollah Qadiri, foto), jovem de 15 anos fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul, no final dos anos 1980. Ele vende ingressos de cinema ilegalmente e sonha acordado com algumas de suas cenas favoritas dos filmes indianos. Um dia é levado pela polícia para o orfanato soviético. Mas em Cabul a situação política está mudando e Qodrat e todas as crianças querem defender sua casa.


>>> Clique AQUI para assistir o trailer


"O Orfanato" - distribuído no Brasil pela Supo Mungam Films - é a segunda parte de uma pentalogia planejada pela diretora Shahrbanoo Sadat, iniciada com "Lobo e Ovelha", e inspirada no diário não-publicado de Anwar Hashimi, que interpreta o supervisor do orfanato. No longa, a diretora evoca com sensibilidade o mundo interior do protagonista e o turbulento clima político do Afeganistão na época, criando uma experiência humanista única com uma pitada de fantasia.


Entre um realismo brilhantemente filmado e cenas surpreendentemente inspiradas no estilo musical de Bollywood, Sadat - a mais jovem selecionada para a residência da Cinéfondation do Festival de Cannes, com 20 anos na época, mesma idade em que ela entrou em um cinema pela primeira vez - apresenta uma fábula sobre o amadurecimento, que também fala da história do Afeganistão.


Além de Cannes, o longa também passou pelos festivais de Munique, Bruxelas, Sarajevo, Chicago, Londres, Busan e levou o Arau de Ouro de Melhor Filme no Festival de Reyjavik.


Fonte: Supo Mungam Films (via press-release)