O ator David Prowse (foto) faleceu na manhã de 29/11/2020. Seu papel mais conhecido no cinema é sem dúvida o vilão Darth Vader nos três primeiros filmes da saga "Star Wars" (a saber, os episódios IV, V e VI). Ele tinha 85 anos, sem causa da morte oficialmente divulgada - embora, em 2009, o ator divulgou que estava com câncer de próstata, passando por sessões de radioterapia em Londres. 



Prowse não teve apenas Darth Vader em seu currículo por conta de sua imponência em cena (e sua altura, pois ele media 1,98m) - e ele realmente interpretou o papel nos filmes, mas foi posteriormente dublado pelo ator James Earl Jones por conta de Prowse ter um forte sotaque britânico.

(curiosamente, Prowse também fez teste para ser Chewbacca mas preferiu Vader pois "sempre era lembrado pelos vilões" que interpretava, uma vez que já havia sido o monstro de Frankenstein em dois filmes feitos nos anos 1970 na produtora Hammer Films)

Apesar de ser fisiculturista e ter em seu círculo de amigos nomes como Lou Ferrigno e Arnold Schwarzenegger, também teve a responsabilidade de preparar - fisicamente e na arte de interpretar - o então ator iniciante Christopher Reeve para o papel que ficaria mais conhecido, o super-herói Superman, na primeira adaptação para o cinema em 1978.

A saga "Star Wars" lhe trouxe fama e Prowse chegou a frequentar diversos eventos relacionados aos filmes mas em 2010 surgiram fortes boatos de que ele havia se desentendido com o diretor George Lucas - criador da saga - e isso foi o suficiente para afastá-lo do circuito de eventos para sempre - e talvez esse seja o real motivo para retirar a imagem do ator no fim do Episódio VI nas cópias remasterizadas de saga, na cena onde os fantasmas se reúnem em suas versões da Força, substituindo-o pelo ator Hayden Christensen, que seria a versão mais jovem do personagem.

Descanse em paz.

Fonte: BBC (via site oficial)