A CCXP ganhou o mundo. Considerado o maior festival de cultura POP do planeta desde 2018, o evento, que no ano passado recebeu mais de 280 mil pessoas na cidade de SĂŁo Paulo, neste ano totalmente atĂ­pico e digital de 2020 atravessou oceanos e chegou em 113 paĂ­ses. Com o propĂłsito de espalhar esperança e contar as principais novidades do mercado de entretenimento pelo mundo, a CCXP Worlds: A Journey of Hope atraiu atenção de 1,5 milhĂŁo de pessoas que navegaram pelos 12 mundos virtuais do festival. Foram mais de 150 horas de conteĂșdos programados em cinco palcos - Thunder Arena, Artists’ Valley, Creatos & Cosplay Universe, Oi Game Arena e Omelete Stage by Santander - e o pĂșblico ainda foi brindado com atĂ© 250 lives diĂĄrias de quadrinistas que participavam das mesas virtuais e nĂŁo abriram mĂŁo de interagir com os fĂŁs. Em uma edição histĂłrica marcada pela diversidade e o uso de tecnologia, a CCXP terminou em 06/12/2020 mas quem adquiriu os pacotes Digital, Home e Epic Experience de ingressos ainda pode rever todo o conteĂșdo atĂ© 13/12/2020. Entre as novidades deste Ășltimo dia, a organização jĂĄ confirma prĂłxima edição e anuncia a data oficial : de 02 a 05/12/2021.

"Foi preciso muita coragem para, em um ano como 2020, colocar de pĂ© um festival virtual do tamanho da CCXP Worlds. Com a nossa plataforma, mais uma vez mostramos que para nĂłs a experiĂȘncia do fĂŁ estĂĄ sempre em primeiro lugar. Levamos nossa marca, o Brasil e todos os parceiros para o mundo. Foi um formato que deu muito certo e, muito provavelmente, estarĂĄ nos nossos planos combinar o virtual com o presencial nas prĂłximas ediçÔes", adianta Pierre Mantovani, CEO da CCXP. JĂĄ para CMO de do festival, Roberto Fabri, a tecnologia desenvolvida para a CCXP Worlds foi um dos pontos altos desta edição. "Nosso principal objetivo era proporcionar ao fĂŁ uma experiĂȘncia nova e divertida, que o mantivesse como protagonista do festival. Foram trĂȘs meses de trabalho intenso, com grandes profissionais que deram seu melhor para criar os mundos mĂĄgicos da CCXP, onde nĂŁo existe limite para o extraordinĂĄrio. NĂŁo Ă© exagero dizer que revolucionamos os eventos virtuais e a resposta do pĂșblico nĂŁo poderia ter sido melhor", comemora.


Ao longo dos trĂȘs dias de CCXP Worlds, a diversidade foi a grande marca do festival. Tanto em frente Ă s cĂąmeras, com apresentadores e convidados, quanto nas mesas do Artists’ Valley e nos temas dos painĂ©is. Se o feminismo foi uma das grandes pautas desta edição, como pĂșblico as mulheres tambĂ©m compareceram em peso e corresponderam a 45% dos cadastrados na plataforma, contra 55% dos homens, somando 1,5 milhĂŁo de pessoas navegando pela plataforma e com picos de 350 mil usuĂĄrios simultĂąneos.

Ivan Freitas da Costa - cocriador da CCXP - no cenĂĄrio da Artists Valley 
(Crédito de foto: Leonardo Sorreano / Divulgação)

Nas redes sociais proprietĂĄrias, foram mais de mil conteĂșdos postados com um alcance de 52 milhĂ”es de pessoas. Mesmo sem os nĂșmeros totais consolidados - jĂĄ que o conteĂșdo da plataforma permanece no ar atĂ© 13 de dezembro - Ă© possĂ­vel dizer que o maior alcance geral atĂ© o momento, incluindo as redes sociais, foi na China, onde a CCXP impactou 10 milhĂ”es de pessoas. Pelo quarto ano consecutivo, a Oi patrocinou e conectou o festival com sua rede, suportada por uma infraestrutura de 31 km de fibra dedicada, tornando possĂ­vel a conexĂŁo do mundo "real" com o virtual. O volume trafegado na rede da Oi durante a CCXP Worlds foi de mais de 7 TB (terabytes) em trĂȘs dias de evento.


ConteĂșdos de destaque e artistas de peso

Com a retomada do mercado de entretenimento, a CCXP Worlds foi palco de anĂșncios dos principais estĂșdios do Brasil e do mundo. A lista de celebridades que passaram por esta edição inclui PenĂ©lope Cruz, Gal Gadot, Pedro Pascal, Jessica Chastain, Fan BingBing, Henry Golding, Milla Jovovich, J.K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Edgar Vivar, entre outros. Entre os diretores, o destaque foi a participação dos irmĂŁos Joe Russo e Anthony Russo, que lembraram os anos na franquia que arrecadou a maior bilheteria do cinema mundial, ‘Vingadores: Ultimato’. Os fĂŁs dos quadrinhos foram beneficiados com a edição virtual, que permitiu a participação de artistas muito requisitados pelos fĂŁs, como o convidado de honra, Neil Gaiman, e grandes nomes como Art Spiegelman, Trina Robbins e Tom King. Ao todo, foram mais de mil convidados entre criadores de conteĂșdo, gamers, artistas dos quadrinhos, celebridades e profissionais do mercado que contribuĂ­ram para transformar a CCXP Worlds em uma verdadeira celebração da esperança e da cultura pop.


Último dia do Thunder Arena tem Warner Media e astros dos quadrinhos

O Thunder Arena mais uma vez promoveu conteĂșdos para todos os pĂșblicos. Os fĂŁs de anime puderam acompanhar um papo com os dubladores de ‘My Hero Academia’, da plataforma de streaming Funimation. Na sequĂȘncia, o clima esquentou com a diretora artĂ­stica Amora Mautner e os atores Camila Queiroz e Romulo Estrela, que contaram sobre ‘Verdades Secretas 2’. A novela mostrarĂĄ como estarĂĄ a personagem Angel seis anos apĂłs o fim da primeira versĂŁo e promete surpreender.

Marcelo Forlani - host do Omelete - no cenĂĄrio da Arena Thunder 
(Divulgação)

Os astros dos quadrinhos tambĂ©m ganharam espaço na programação: Dave Gibbons - co-criador de Watchmen - surgiu ao palco para falar sobre sua trajetĂłria, personagens e melhores momentos da carreira: "Quando vocĂȘ cria uma histĂłria original totalmente sozinho, dĂĄ um pouco de insegurança. VocĂȘ nĂŁo sabe se alguĂ©m vai gostar. Mas quando recebi um prĂȘmio com uma dessas obras, 100% minha, foi uma alegria imensa". Ele conta ainda que se surpreende com a fidelidade dos fĂŁs ao longo dos 35 anos de carreira, pois achava que seria esquecido em meses. Em seguida, Marcelo Hessel conversou com Tom King, um dos principais roteiristas e quadrinistas da nova geração. O bate-papo foi descontraĂ­do e o autor brincou ao dizer que agradar os fĂŁs Ă© tĂŁo difĂ­cil quanto trabalhar na CIA - seu primeiro emprego antes de entrar no mundo das HQs.


Com um megapainel, a Warner Media preparou seis horas de conteĂșdos exclusivos, que foram conduzidos por Valentina Pulgarin e Marcos Mion. Nele, os espectadores puderam assistir ao trailer inĂ©dito de ‘Tom & Jerry - O Filme’ e ver a camisa que Lebron James, astro do basquete americano, usou para as gravaçÔes de ‘Space Jam 2: Um Novo Legado’, que chega aos cinemas em 2021. Depois, o Cartoon Network apresentou novidades sobre a quarta temporada de ‘IrmĂŁo do Jorel’ e levou Dan Harmon, criador de ‘Rick & Morty’, para falar com o pĂșblico sobre o sucesso de sua animação presente em 200 territĂłrios. O Cartoon tambĂ©m exibiu o primeiro episĂłdio de ‘Primal’ e ‘Lazor Wulf’, novas animaçÔes de Genndy Tartakovsky e Henry Bonsu, respectivamente.


Entre outros conteĂșdos, os espectadores ainda puderam assistir ao trailer de ‘Duna’, uma aventura da Warner que estreia em 2021 e conta com a atriz norte-americana Zendaya, vencedora do Emmy, no elenco. Quem tambĂ©m participou do festival no Ășltimo dia Amir Wilson e Dafne Keen,  protagonistas de ‘His Dark Materials’, para falar sobre a segunda temporada da sĂ©rie da HBO. Depois, foi a vez de um dos momentos mais esperados da CCXP Worlds: Zendaya apareceu no palco para falar sobre o sucesso de ‘Euphoria’, sĂ©rie tambĂ©m assinada pela HBO, junto a Sam Levinson. Ao ser perguntada sobre a dificuldade de gravar determinados momentos, Zendaya exaltou toda equipe: "O ambiente que construĂ­mos no set Ă© muito importante para o andamento da sĂ©rie. Às vezes, quando estamos numa cena pesada, eu olho ao meu redor e vejo que nĂŁo estou sozinha ali, estĂŁo todos comigo e isso faz total diferença". Durante todo o painel, os fĂŁs nĂŁo pararam de exaltar a atriz no chat.


No inĂ­cio da noite, o universo DC Comics chegou ao Thunder Arena para apresentar, primeiramente, duas novidades sobre o Batman. O pĂșblico conheceu o novo jogo ‘Gotham Knights’ - que apesar de nĂŁo contar com a presença do homem-morcego, possui todo seu esquadrĂŁo voltado para defender Gotham City - e o novo longa animado do super-herĂłi: ‘Batman: Soul Of The Dragon’, que estarĂĄ nos cinemas em janeiro de 2021. Na sequĂȘncia, a atriz Javicia Leslie mostrou os bastidores de um dia gravaçÔes como Batwoman. Logo apĂłs, aconteceu o painel "The Flash com atrizes", em que Danielle Nicolet e Kayla Compton responderam perguntas enviadas pelos fĂŁs brasileiros.


O painel de ‘EsquadrĂŁo Suicida’ trouxe os atores do filme como Alice Braga, John Cena e Idris Elba, alĂ©m do diretor James Gunn, para uma conversa descontraĂ­da sobre os bastidores do longa. O ponto alto da noite foi o painel de ‘Mulher-Maravilha 1984’, o mais esperado do dia pelos brasileiros. Para falar sobre um dos principais filmes com personagens da DC Comics, a CCXP Worlds recebeu a diretora Patty Jenkins, e os atores Gal Gadot, Chris Pine, Pedro Pascal e Kristen Wiig. Durante a conversa, Gadot comentou sobre o roteiro e sobre o processo de gravação da obra: "A forma como Patty traçou toda a trama do filme Ă© tĂŁo cativante e bonita que me apaixonei ainda mais. Foi um grande desafio gravar em oito meses ao redor do mundo, eu nunca havia feito nada parecido, mas o resultado foi compensador". Em seguida, Marcelo Forlani entrevistou Pedro Pascal e, na sequĂȘncia, foi exibido um clipe oficial que deixou os fĂŁs ainda mais ansiosos para o lançamento do filme.

O guitarrista Andreas Kisser
(Divulgação)

As atividades do Thunder Arena foram encerradas com uma grande queima de fogos virtual embalada pela mĂșsica tema da CCXP, executada pela banda criada especialmente para esta edição e liderada pelo consagrado guitarrista Andreas Kisser.


Art Spiegelman Ă© destaque no Ășltimo dia do Artist’s Valley

Foram trĂȘs dias com mais de 30 horas de conteĂșdo sobre o universo dos quadrinhos e trĂȘs masterclasses, alĂ©m de mais de 500 mesas nas quais o pĂșblico teve a oportunidade de interagir com artistas e comprar artes originais. O grande destaque deste domingo foi a participação de Art Spiegelman. Vencedor de um prĂȘmio Pulitzer, ferrenho crĂ­tico de Donald Trump, o autor de Maus - que estĂĄ entre os quadrinhos mais importantes da cultura pop - Art Spiegelman falou no painel do Artists’ Valley e lembrou a polĂȘmica de 2019 quando a Marvel pediu para que ele retirasse o termo ‘Caveira Laranja’ de uma publicação - na ocasiĂŁo, ele havia feito uma referĂȘncia ao bronzeado do entĂŁo presidente norte-americano com Caveira Vermelha, vilĂŁo do herĂłi CapitĂŁo AmĂ©rica. Dono de um trabalho de crĂ­tica a sistemas autoritĂĄrios, Spiegelman contou por que nĂŁo desenha Trump: "NĂŁo importa se vocĂȘ estĂĄ dando a atenção positiva ou negativa, ele Ă© um vampiro que se alimenta de qualquer tipo".


Ao ser questionado sobre a importĂąncia da leitura de Maus na atual sociedade, Spiegelman foi direto e disse que nos Estados Unidos, as pessoas nĂŁo leem e estĂŁo cada vez mais mal informadas: "Hoje em dia se lĂȘ apenas de pouquinho em pouquinho". Para o artista, o extremismo do conservadorismo no Brasil e Estados Unidos fizeram a venda de Maus subir igualando nĂșmeros de quando foi lançado nos anos 80. Ele disse acreditar que sua obra se mantĂ©m atual e que ela alerta para os perigos de seguir lĂ­deres com discursos extremistas. "Graças a estas figuras, existe uma geração que se pergunta ‘o que diabos Ă© um campo de concentração?’".

Os apresentadores Load, Affonso Solano e Marcelo Hessel no palco Omelete 
(Divulgação)

Neste domingo, o coração da CCXP tambĂ©m contou com Fabien ToulmĂ©, que revisitou seu contato com um refugiado e sua famĂ­lia na obra ‘A Odisseia de Hakim’ e lembrou sobre o trabalho ‘NĂŁo era vocĂȘ que eu esperava’, em que retrata o nascimento de sua segunda filha com SĂ­ndrome de Down. O artista, que transita entre o jornalismo e a biografia em suas HQs, prometeu que o prĂłximo tĂ­tulo serĂĄ uma ficção e irĂĄ tratar as mudanças ao longo do tempo do relacionamento entre casais. JĂĄ a famosa roteirista norte-americana Gail Simone, conhecida por ‘Batgirl’, ‘Red Sonja’ e ‘Aves de Rapina’, relembrou sua longa histĂłria na indĂșstria de quadrinhos e comentou sobre o aumento de mulheres na indĂșstria nos Ășltimos anos. "No passado nĂŁo havia a participação de mulheres efetivamente em histĂłrias. Elas nĂŁo faziam parte. Elas nĂŁo eram aventureiras e sim, vĂ­timas de violĂȘncia sexual, cortadas ou assaltadas. Sempre secundarias. AtĂ© que comecei a perguntar para os executivos: ‘Por que vocĂȘs descartam 50% de faturamento ao decidir nĂŁo investir em histĂłrias diversas e voltadas ao pĂșblico feminino?’". A criadora do blog feminista ‘Woman in Refrigerators’ disse que as pĂĄginas dos quadrinhos sĂŁo ilimitadas, que mentes podem ser mudadas e ainda frisou: "Representation matters", em portuguĂȘs, "representatividade importa".


Durante a tarde, um bate-papo bem humorado com o escritor americano Gerry Conway foi um dos mais comentados no chat do painel. Com apenas 17 anos, trabalhou com lendas como Stan Lee e Jack Kirby. Ele revelou que passou 20 anos sem frequentar convençÔes de quadrinhos apĂłs a publicação de ‘A Noite em que Gwen Stacy Morreu’, em 1973. A poderosa histĂłria do Homem-Aranha traz a morte a amada de Peter Parker, revelando a falha do herĂłi e mexendo com os fĂŁs. O artista, que em determinado momento deixou de ler as cartas recebidas na Ă©poca, se defendeu: "E a ideia nem foi minha". Na sequĂȘncia, Conway falou sobre sua manifestação contrĂĄria ao uso do sĂ­mbolo do personagem Justiceiro em uniformes de policiais durante a repressĂŁo de protestos do ‘Black Lives Matter’. "O sĂ­mbolo do Justiceiro representa uma falha no sistema, algo falido e nunca foi criado para significar opressĂŁo. Acredito que o Justiceiro estaria do lado da população, contra os policiais e nĂŁo a favor". Quando perguntado sobre como foi escrever um crossover entre Marvel e DC Comics, Conway disse que o difĂ­cil foi igualar o nĂșmero de falas, quadrinhos e pĂĄginas para os dois herĂłis (Homem-Aranha e Superman). "Foi algo matemĂĄtico", explicou ao lembrar que as editoras tinham visĂ”es diferentes sobre o projeto, porĂ©m, ele confessa que foi um projeto dos sonhos.


Final do Concurso Cosplay agita o palco Creators & Cosplay Universe

Nos trĂȘs dias de CCXP Worlds, os Talks do Creators & Cosplay Universe contaram com a participação de grandes nomes da internet como Carol Moreira, Foquinha, Castanhari, Tchulim e Jeska, entre muitos outros, que mostraram pontos de vistas Ășnicos sobre o mundo pop e da criação de conteĂșdo. Com conversas francas e orgĂąnicas sobre maternidade, cultura geek, feminismo e vĂĄrios outros assuntos pertinentes ao momento atual, houve uma grande receptividade do pĂșblico, o apoio e o alcance das vozes. Ainda com a representatividade em pauta, o palco recebeu os criadores e idealizadores da PerifaCon, "a CCXP da periferia". No quadro, Andreza Delgado, Gabriely Oliveira, Igor Nogueira e Luize Tavares explicaram a relevĂąncia da cultura pop para a favela e a notoriedade que ganharam fazendo trabalhos em parceria com a Netflix.


O palco ainda contou com os criadores da série Miraculous, com destaque para o novo filme de Ladybug ambientado no Brasil, que estreia em 2022. Hå dois anos eles vieram para CCXP e sentiram que a Marinette, personagem principal, deveria ver o carinho e amor dos fãs brasileiros. Durante o painel, Jeremy Zag, um dos criadores, falou sobre os próximos passos para a aventura: "Sempre foi um processo orgùnico. As coisas ganham vida por conta própria. Nossa estratégia é não ter estratégia".

Os ganhadores do Concurso Cosplay
(Divulgação)

Fechando a noite no Creators & Cosplay Universe, o pĂșblico conheceu o grande vencedor do Concurso Cosplay. Na disputa, que contou com nove cosplayers selecionados a partir de uma votação popular no site da CCXP, Ceslo Maker levou o tĂ­tulo de master cosplay pelo personagem Fl4k do game Borderlands 3, e tambĂ©m uma moto da Yamaha, edição especial do Pantera Negra, alĂ©m de um par de ingressos Full Experience para a edição de 2021 da CCXP. Fernando Monezzi foi eleito o Best Costume por sua caracterização de El Professor (La Casa de Papel), ganhando um par de ingressos Epic Experience, enquanto a melhor performance foi a de Pry Felippe que, interpretando Merida, foi premiado um par de ingressos para os quatro dias da prĂłxima edição do festival.


Fonte: Assessoria CCXP Worlds (via press-release)