Em 26/01/2021, às 19h, acontecerá o debate "As ruas como rastros da história - a cidade de São Paulo em ‘Todos os Mortos’ e ‘Entre nós e o Mundo'" com a atriz Mawusi Tulani, o músico, historiador, ator e dramaturgo Salloma Salomão e o diretor Fabio Rodrigo debatem os filmes "Todos Os Mortos" (foto) - de Caetano Gotardo e Marco Dutra - e "Entre Nós e o Mundo" - de Fabio Rodrigo -, ambos totalmente rodados na cidade de São Paulo. A mediação será de Carolinne Golfeto, coordenadora da São Paulo Film Commission. O evento é uma parceria da Spcine com a Vitrine Filmes, homenageia o aniversário de São Paulo e será transmitido via Zoom, através de inscrição prévia.


>>> Clique AQUI para se inscrever!  

Crédito de Foto: Hélène Louvarte
(Divulgação / Todos os direitos reservados)

Também para comemorar o aniversário da cidade paulistana e a estreia do filme nas plataformas digitais de aluguel e compra a distribuidora Vitrine Filmes vai disponibilizar gratuitamente em seu canal no Youtube - entre 25 e 31/01/2021 - o curta "Entre Nós e o Mundo", promovendo o formato do curta-metragem e os diálogos entre os filmes.


O debate e os filmes pretendem levantar questões sobre temas sociais relevantes para a sociedade e também abordar como a cidade de São Paulo é explorada enquanto cenário pelas produções audiovisuais.


A história de "Todos Os Mortos" é ambientada em São Paulo entre 1899 e 1900, se passa onze anos após o fim do período escravagista e está centrada nas mulheres de duas famílias - uma branca, os Soares, e outra negra, os Nascimento. O filme estreou na Competição Oficial do Festival de Berlim e teve exibição especial na 44ª Mostra Internacional de Cinema, além de ganhar três Kikitos no Festival de Gramado. O filme é uma produção da Dezenove Som e Imagens (Brasil), de Sara Silveira (homenageada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano com o prêmio Leon Cakoff) e Maria Ionescu, com coprodução da Good Fortune Films (França). Além dos festivais acima citados, o longa participou da seleção oficial dos festivais de San Sebastián, Biarritz, Pingyao, Riga, Viennale, Cork e Huelva, e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Silvestre do IndieLisboa. O longa foi contemplado no Edital de Complementação de Produção da Spcine em 2018.


Já "Entre Nós e o Mundo" nos apresenta Erika, que teve um de seus dois filhos, Theylor de 16 anos, recentemente assassinado em uma abordagem policial e está preocupada com o outro, Nicolas, de 17. Ela está grávida. Medo, dor e felicidade se misturam demais na periferia de São Paulo. O filme é uma produção da Cinegrama Filmes e teve sua estreia na Mostra de Tiradentes, ficou no top 10 preferidos do público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, recebeu menção honrosa no Festcurtas BH e foi selecionado para o Cachoeira doc. Mostra de Cinema de Tiradentes e Semana de Cinema RJ. O filme foi contemplado no Edital de História de Bairros da Spcine em 2018.


Fonte: Vitrine Filmes (via press-release)