A Mostra de Cinema de Gostoso e o BrLab organizam em parceria a segunda edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região nordeste em fase de desenvolvimento. Serão selecionados 6 (seis) projetos de longa-metragem de ficção e/ou documentário de toda região nordeste para participar do laboratório, sendo duas vagas reservadas a projetos do estado do Rio Grande do Norte.

As atividades de consultoria do Gostoso Lab ocorrerão durante a realização da 7ª Mostra de Cinema de Gostoso, em formato online, por conta da pandemia do Covid-19, no período de 22/02 a 01/03/2021. As inscrições para o Gostoso Lab podem ser realizadas de 15/01 até 03/02/2021. Os documentos deverão ser enviados através do formulário online, preenchido até às 18h (horário de Brasília) da data limite de inscrição. Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online no site oficial.
 


O Gostoso Lab é um espaço voltado à reflexão e análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem.


Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira, sob tutoria do diretor Ramon Porto Mota, da roteirista Fernanda De Capua, da produtora Nara Aragão e de Rafael Sampaio, produtor e diretor do BrLab, responsável pela coordenação pedagógica. Ao longo dos seis primeiros dias, os representantes dos projetos selecionados participarão de intensas atividades de discussão através de consultorias individuais, sessões coletivas e de uma programação que contará com palestras e encontros com profissionais do audiovisual. No sétimo e último dia, os projetos serão apresentados em formato de pitch virtual para convidados, antes da conclusão do laboratório. As atividades visam apresentar um panorama do cenário brasileiro e internacional da produção audiovisual, e oferecer ferramentas para que os projetos de longa-metragem sejam melhor desenvolvidos e potencializados em seus diferentes aspectos fundamentais como roteiro, direção, produção e distribuição.


A lista dos projetos selecionados será divulgada até 11/02/2021. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, desde a inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades em formato online no período de 22/02 a 01/03/2021, caso contrário, os projetos serão automaticamente desclassificados.


Projeto desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, o BrLab acontece anualmente desde 2011 e é destinado a futuros filmes em fase de desenvolvimento de roteiro, planejamento comercial e de produção. Atualmente, é um dos principais laboratórios da América Latina e o único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que recebe projetos de todas as regiões do país, de toda a América Latina, Península Ibérica e da Itália. O BrLab acumula diversos casos de sucesso com mais de trinta projetos de filmes participantes que já foram produzidos, premiados nos principais festivais e comercializados em diferentes países pelo mundo.


A Mostra de Cinema de Gostoso se aproxima de sua sétima edição e está consolidada no calendário dos principais festivais de cinema do Brasil. Valorizada pelo impacto positivo na economia local e reconhecida por realizadores, jornalistas e pelo público de todo o país por sua programação de qualidade, este ano a Mostra passará por ajustes e será realizada sob as condições excepcionais exigidas pela pandemia da Covid-19.


Com direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, a 7ª Mostra de Cinema de Gostoso será realizada em formato online, de 24 a 28/02/2021, com acesso totalmente gratuito. Em novembro, será retomada a edição presencial, com a realização da 8ª Mostra de Cinema de Gostoso.


Através de parcerias a serem firmadas com plataformas de streaming e sites, o projeto continuará oferecendo uma programação composta pela exibição de filmes e a realização de debates, masterclasses e oficinas. Se por um lado este ano não será possível proporcionarmos a experiência única das exibições ao ar livre na Praia do Maceió e outras atividades e vivências da Mostra, por outro, na internet, poderemos expandir nossa atuação, ampliar o alcance e o engajamento do público, e proporcionar mais visibilidade aos parceiros e às ações da Mostra de Cinema de Gostoso. No final de janeiro de 2021, será divulgado o formato e outros detalhes da programação.


A Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções, CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania e Guajirú Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Fundação José Augusto e apoio do Sebrae RN e Prefeitura do Município de São Miguel do Gostoso.


Fonte: Assessoria Mostra de Cinema de Gostoso (via press-release)