A partir de 02/02/2021 acontece a segunda semana do ciclo de palestras promovido pela Oficina de Empreendedorismo e Gestão Audiovisual. Os encontros são gratuitos, abertos ao público e acontecem de forma online, podendo ser acessados pela fanpage oficial no Facebook.


Com início sempre às 19h00, as palestras são as seguintes:

  • 02/02/2021 - "Empreededorismo e gestão de negócios na área audiovisual"
  • 03/02/2021 - "Captação de recursos para projetos culturais"
  • 04/02/2021 - "Acessibilidade nos projetos audiovisuais: Diálogos Acessíveis"
  • 05/02/2021 - "Redes sociais e assessoria de imprensa: a comunicação de projetos audiovisuais"


Foram selecionados para participar da oficina um total de 13 coletivos atuantes em diferentes bairros da cidade de São Paulo: Cabaça Produções (Bom Retiro), Choque Filmes (Bom Retiro), Cinefrequência (Butantã, Cine Social Club (CT Cohab Juscelino Kubitscheck de Oliveira), Fímbria (Parque Cisper), Fuê Filmes (Butantã), HONEY (Guaianazes), Lentes Perifericas (Jardim Brasil), Lentes Sob Barreiras (Santo Amaro), minasproduções (Vila Guacuri), Mosca Frita (Grajaú), O Tripé Audiovisual (Jaraguá) e Perifacon (Vila Granada).


A finalidade da oficina é desenvolver aprendizados sobre empreendedorismo a partir da elaboração de projetos coletivos, contribuindo assim com o aperfeiçoamento dos participantes nas mais diversas atividades da área audiovisual e para o desenvolvimento de coletivos, grupos, produtoras, distribuidoras e outras formas de organização social voltadas a esse segmento. Nela, é trabalhado o conceito de plano de negócio para a disseminação de conteúdos audiovisuais em plataformas de mídias digitais e atuação no mercado de trabalho. A meta é possibilitar que os participantes se estabeleçam no mercado, capacitando-os para a gestão de empreendimentos audiovisuais.


Entre os profissionais palestrantes estão Cadu Ruocco (Festival Caosarte), Cintia Alves (Coletivo Grão - Arte e Cidadania), Daniele Torres (Cultura e Mercado, Companhia da Cultura), Edgar Jacques (Coletivo Grão de Arte e Cidadania), Erick Krulikowski (consultor e professor da Fundação Dom Cabral), Francisco Cesar Filho (cineasta, curador e coordenador de comunicação), Jacson Dias (produtor, curador e programador audiovisual), Larissa Biasoli (gestora cultural e captadora de recursos ), Leandro Pardí (coletivo Pardieiro Cultural), Marita Oliveira (professora de  Língua Brasileira de Sinais - Libras) e Valéria Blanco (ATTi Comunicação).


A Oficina de Empreendedorismo e Gestão Audiovisual é organizada pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, com patrocínio da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. A coordenação é de Zita Carvalhosa e a coordenação geral de Christian Saghaard.


Fonte: Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual (via press-release)