Diversas temáticas ligadas aos direitos humanos entram em cartaz em um novo festival que reúne filmes, performances musicais e debates. De 07 a 14/03/2021, o 1º dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos acontece de forma online e gratuita, através do site oficial  , plataformas online de streaming e nos perfis oficiais das redes sociais do evento.

No cardápio, estão apresentações musicais exclusivas de nomes como Chico César (foto), Tássia Reis, coletivo Baile em Chernobyl e Kunumi MC (foto). Um ciclo de debates reúne personalidades como o fotógrafo Sebastião Salgado, a romancista Conceição Evaristo, o escritor Ailton Krenak, a cineasta Tata Amaral e o documentarista chileno Patrício Guzmán.


Estão programados 11 longas-metragens recentes, com destaque para “Kunhangue Arandu - A Sabedoria das Mulheres”, de Alberto Alvares e Cristina Flória. Em estreia no evento, o filme foi realizado na Terra Indígena Jaraguá (SP) e focaliza o universo das mulheres Guarani. Uma realização do SescTV, o documentário entra na programação oficial do canal em 19/04/2021  .   


Também fazem parte da grade títulos inéditos comercialmente no Brasil, como “A Cordilheira dos Sonhos” (de Patrício Guzmán, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes), “Meu Nome é Bagdá” (de Caru Alves de Souza, melhor filme na mostra Generation 14Plus do Festival de Berlim), “Para Onde Voam as Feiticeiras" (de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, melhor filme no festival Queer Porto 6, em Portugal) e “Selvagem”, de Diego da Costa, vencedor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.


As exibições cinematográficas trazem ainda 26 curtas-metragens, um deles em pré-estreia mundial: “Finado Taquari”, de Frico Guimarães, que acompanha uma viagem por um rio do Mato Grosso do Sul, ameaçado por assoreamento. Outros filmes curtos se destacaram por premiações e elogios no circuito de festivais. Já “A Morte Branca do Feiticeiro Negro” foi selecionado para o Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, Entretodos – Filmes Curtos e Direitos Humanos, FestCurtas Fundaj e pelo CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. Está presente ainda o fenômeno “Carne”, uma animação que conquistou mais de 70 premiações e integrou a shortlist para o Oscar 2021.


A atriz, pesquisadora, produtora cultural e poeta Roberta Estrela D’Alva atua como mestre de cerimônias e apresentadora dos encontros. Nas performances musicais, ela conversa com os artistas, contextualizando as respectivas carreiras com suas lutas sociais. Para esta primeira edição do dh festFestival de Cultura em Direitos Humanos, quatro performances musicais foram desenvolvidas com o objetivo de valorizar artistas engajados e representantes de discursos que inspiram transformações sociais e simbólicas na sociedade. 


Para a noite de abertura, em 07/03/2021, às 19h00, está escalado o veterano cantor e compositor Chico César. Em 08/03/2021 - Dia Internacional da Mulher - , também às 19h00, é a vez da cantora e compositora Tássia Reis, uma das artistas de maior destaque no atual mercado brasileiro da música independente. Já em 12/03/2021, às 19h00, o evento celebra uma festa junto com o coletivo Baile em Chernobyl, no qual o funk é o ritmo e a cultura que emana empoderamento da juventude das periferias. Finalizando o evento, em 14/03/2021, igualmente às 19h00, acontece performance de Kunumi MC, rapper indígena que vem aguçando a elaboração das pautas indígenas na arte. Junto com o DJ Tupan, ele é precursor do Rap Nativo, novo segmento do hip hop, que nada mais é que a criação musical a partir da visão de um indígena nativo sobre a sua própria cultura - no seu caso, a etnia Mbyá-Guarani


O evento é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pardieiro Cultural, Instituto Vladimir Herzog e do Sesc São Paulo.


Fonte: dh fest (via press-release)