O documentário "Flores do Cárcere" - dirigido por Barbara Cunha e Paulo Caldas, sobre as ex-detentas da Cadeia Pública Feminina de Santos (SP) - ganha lançamento digital em 08/03/2021, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Lançado com apoio da Spcine e contemplado com o edital de distribuição em 2019, terá estreia exclusiva na plataforma paga de streaming NOW. Já em 18/03/2021, "Flores do Cárcere" chegará também às demais plataformas digitais (Vivo, iTunes, Google Play, Youtube Filmes e Looke).


>>> Clique AQUI para assistir o trailer!  

Crédito de foto: Barbara Cunha
(Divulgação / Todos os direitos reservados)


Num país onde mais de 42 mil mulheres estão encarceradas, o documentário aborda o tema com histórias reais que retratam e denunciam o cenário desolador do sistema carcerário. Narrado pelas próprias egressas, "Flores do Cárcere" mostra os motivos que as levaram ao encarceramento e ainda, em um segundo momento, como foi a vida após o cumprimento de suas penas, e os preconceitos e dificuldades ao tentarem se reinserir socialmente. O filme mostra Ana Pérola, Charlene, Dani, Mel, Rosa e Xakila, que deixaram a Cadeia Pública Feminina de Santos. Doze anos depois, retornam ao espaço prisional, hoje abandonado, revisitando a antiga experiência e refletindo sobre o encarceramento feminino, as questões relativas à autoestima e à reinserção na sociedade.


Com depoimentos e cenas reais de arquivos gravados durante um trabalho social realizado por Flavia Ribeiro de Castro na cadeia de Santos (SP) em 2005, o filme é inspirado no livro homônimo lançado em 2011 e que conta parte de sua experiência durante esse trabalho. 


O documentário é uma produção da Academia de Filmes e Monalisa Produtores Associados. "Flores do Cárcere" foi exibido em 2019 na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio. Já em 2020 passou pelo Festival de Cinema Brasileiro de Paris, Los Angeles Brazilian Film Festival, FESTin Lisboa (onde recebeu menção honrosa) e pelo Festival de Trancoso.


Fonte: O2 Play (via press-release)