A Mostra Cinema do Presente terá sua primeira edição de 10 a 13/03/2021, em formato online. A mostra de curtas-metragens terá enfoque em filmes que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo. A curadoria buscará fazer um recorte temático trazendo obras que possibilitem discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero, por exemplo. Os realizadores interessados em exibir seus filmes podem fazer inscrição gratuitamente através do site oficial até 18/02/2021 . Podem ser inscritos curtas brasileiros finalizados a partir de janeiro de 2019. A Mostra Cinema do Presente tem curadoria de Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias.


O evento também busca filmes feitos sob o confinamento imposto pela pandemia. "O período de isolamento social que estamos vivendo vai ser definidor para todo o cinema que for feito nos próximos anos, tanto em aspectos temáticos quanto de produção. As primeiras expressões dessa experiência no cinema já estão acontecendo e estamos ansiosos para acompanhá-las", explica Juliana Soares, curadora e coordenadora de programação da mostra.


O resultado da seleção de curtas será divulgado em 01/03/2021. A programação audiovisual será integralmente gratuita e online através do site oficial, como medida de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. 


Além da exibição de filmes, a mostra promoverá a oficina "Críticas Urgentes", ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16/03/2021 para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante a aprendizagem. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 25/02/2021 pelo site oficial. O resultado dos selecionados para a oficina será divulgado em 03/03/2021. A Mostra Cinema do Presente tem incentivo da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, através do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Fundarpe


Fonte: Mostra Cinema do Presente (via press-release)