A Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe terá sua terceira edição de 23 a 28/03/2021, em formato online, devido à pandemia. A Periférica terá exibição de curtas-metragens, oficinas e sessões especiais com exibição de longas-metragem. Uma das novidades desta edição é que a Periférica se torna internacional, incluindo filmes de países da América Latina, além dos brasileiros. 


A mostra está com inscrições abertas para curtas-metragens produzidos a partir de janeiro de 2019. Os interessados devem efetuar a inscrição gratuitamente até 17/02/2021. O formulário de inscrição para filmes brasileiros está disponível no formulário oficial  . Os realizadores estrangeiros devem se inscrever clicando nesse link .


A Periférica terá formato não-competitivo. Podem ser inscritas obras nas categorias de ficção, animação, documentário ou experimental com duração de no máximo 25 minutos. Curtas que tenham recursos de acessibilidade terão prioridade na seleção. Os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão curadora e o resultado deverá ser divulgado até 16/03/2021 através das redes sociais do evento. 


A programação da Periférica será composta pelas seguintes sessões não-competitivas: Mostra Aquarela, para curtas metragens nacionais; Mostra Josenita Duda, para curtas metragens realizados por mulheres cis/trans e público LBTQIA+; Mostra Origens, para curtas metragens feitos por realizadores e realizadoras negros e negras, indígenas e povos ciganos; e Mostra Dona Dora, para curtas metragens produzidos em países da América Latina (com exceção do Brasil, que já há uma mostra específica para os filmes nacionais).


A cada edição, a mostra presta uma homenagem a uma personalidade de Camaragibe (PE). Nesta edição, o evento terá como homenageada Dona Dora, liderança da cultura popular que, desde 1965, mantém o Boi Rubro Negro, tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe, com sede no bairro Alto Santo Antônio


A Mostra Periférica é realizada pelo Pós-Traumático Coletivo, Tacamacaca Produções, Maat Produções e Cineclube Universo Paralelo, com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do edital lançado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco.


Fonte: Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe (via press-release)