Depois de uma temporada de sucesso em 2020, Marcos Abranches (foto) retorna com o seu mais recente solo "O Idiota", com direção de Sandro Borelli. As apresentações acontecem entre 09/03 a 01/04/2021, sempre às 20h30 - através do aplicativo de videoconferências Zoom. Terças e quintas, o público assiste ao vídeo do espetáculo, seguido da exibição de vídeo arte que Gal Oppido fez a partir da obra. Às quartas, a apresentação acontece ao vivo e, além da exibição do vídeo arte, também é possível participar de um debate com o bailarino, o diretor Sandro Borelli e um convidado diferente a cada semana. As apresentações tem ingressos gratuitos, que podem ser reservados clicando AQUI neste link

Crédito de foto: Gal Oppido
(Divulgação / Todos os direitos reservados)


Abranches
, que assina a concepção dessa obra, costuma buscar apoio nas artes visuais para criar alguns de seus trabalhos. Nesse, ele partiu para o cinema e se inspirou em filmes como "It - A Coisa" e "Coringa", que trazem um palhaço extremamente perturbado e violento, reflexos da sociedade onde vivem. 


Com a entrada de Borelli, o projeto ganhou forte apelo político, o que se intensificou com a quarentena e o cenário do Brasil desde 2018. O diretor foi buscar inspiração em "O Idiota", livro de Fiódor Dostoiévski


Durante as quatro semanas dessa temporada, Abranches e Borelli recebem um convidado por semana para debater temas ligados ao espetáculo e o trabalho da dupla. Em 10/03/2021, o convidado é a professora e crítica de dança Helena Katz; Ivan Cabral, cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor da SP Escola de Teatro é o nome programado em 17/03/2021; o artista Luís Ferron conversa com o público em 24/03/2021; e o professor e filósofo Odilon José Roble encerra o ciclo de conversas em 31/03/2021.


O projeto "O Idiota - Marcos Abranches Cia. ID 7658" foi contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 37/2020 de Produção e temporada de espetáculo de dança com apresentação online. 


Fonte: Marcos Abranches Cia. (via press-release)