O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realiza, de 16 a 23/03/2021, uma edição especial online e gratuita. Em 03/03/2021, foram anunciados os 73 filmes da programação, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, todos dirigidos ou produzidos por mulheres. A Mostra Nacional conta com 12 longas-metragens e 12 curtas-metragens; a Mostra Estrangeira reúne dois longas e sete curtas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Portugal e Cuba; a Mostra Humanidades conta com 15 longas e 13 curtas; e a Mostra Regional Baixada Santista apresenta oito obras. Todos os filmes e a programação do festival estão disponíveis no site oficial do evento.


Essa edição especial tem como homenageada a diretora Adelia Sampaio, que será lembrada em duas sessões duplas com o curta-metragem "Denúncia Vazia" (1979) e o longa "Amor Maldito" (1984). Na homenagem à Adelia, além da presença da diretora na abertura - em 16/03/2021, às 19h30, pelas redes sociais do festival e pelo canal do Sesc Santos - com mediação da diretora do evento Paula Azenha e da cineasta Vitória Felipe, será lançado um e-book pela Coleção Santos Film Fest intitulado "Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa", com 126 páginas, no qual a cineasta relembra sua trajetória de vida, carreira e conta curiosidades. 


Ainda dentro da coleção ainda será relançado o livro "Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!", com uma entrevista biográfica do crítico de cinema santista, lançada originalmente no festival, em 2018, quando ele foi homenageado.


O documentário "Meu Nome é Jacque", de Angela Zoé, será exibido em sessão hors concours. E o documentário "Asilo – A Última Curva da Vida", de João Normando e Mari Cardoso ficará disponível em sessão especial. Vale ressaltar que os longas-metragens das mostras nacional e estrangeira terão duas exibições cada. Todos os demais filmes ficarão liberados, em tempo integral, da 0h01 de 17/03/2021 até 15h de 23/03/2021.


Em 2021, ainda acontecerá a sexta edição do Santos Film Fest, programada para 22 a 29/06/2021. Nela, será relançada o livro "Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro", de Waldemar Lopes. E haverá o lançamento da autobiografia da atriz Ondina Clais, dentro da Coleção Santos Film Fest, com versão e-book e tiragem limitada de exemplares impressos.


Fonte: Santos Film Fest (via press-release)