A cidade de São Mateus (ES) - uma das mais antigas do país - recebe entre 01 e 06/07/2021 o Festival de Curtas (ORI)GENS, voltado para jovens da periferia. Esta é a primeira vez que a cidade capixaba recebe um evento voltado para o cinema. E em tempos pandêmicos, o evento será exibido pelo canal oficial no YouTube do festival . O evento também contará com oficinas de audiovisual voltadas para a produção de vídeo e storytelling - cujas inscrições podem ser feitas clicando AQUI .


>>> Clique AQUI para maiores informações


Considerado o município com maior população negra do Espírito Santo, São Mateus lida com a segregação e a marginalização da população preta, em especial os jovens entre 15 e 29 anos. A partir do reconhecimento desta injustiça, o festival busca dar voz, vez e levar à reflexão ao jovem negro da periferia mateense. ORI, é “cabeça” em yorubá, língua africana simbolizando os muitos escravos que forjaram – forçadamente – a cidade de São Mateus. GENS, na Roma Antiga, significava identidade familiar, ancestralidade, pertencimento. 


O Festival de Curtas (ORI)GENS contará com a participação dos seguintes curtas e diretores, todos capixabas: "Lama e Porcelana", de Luan Damázio; "Preta na Cana", de Jaciara Bernardino; "Meu Lugar", de João Rui; "Eu Vim de Lá", de Mestre Militão; "Da Margem pra Dentro", de Vinícius Cesar; "Legado", de Aurélia da Costa; "Você Não Me Vê", de Felipe dos Santos; "Sobre Rodas", de Jordan Pestana; "Poe(mar)", de Camila Alves; e "(in)flux", de Luiz Fernando S.


A realização é da Alif Produtora, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, e é um projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios Artes Integradas. Edital de Seleção de Projetos Lei Aldir Blanc 2020. Idealizado e com coordenação geral de Alif Ferreira - deficiente visual, videomaker, editor, produtor e agente cultural -, com produção de Marcelo de Oliveira e produção executiva de Vitória Dornelas, com assistência de produção de Clemer Rodrigues.

 

Fonte: Alif Produtora (via press-release)