A plataforma paga de streaming de histórias em quadrinhos digitais Social Comics lançará em 26/06/2021 - no canal oficial do YouTube - o quarto episódio da série "A Importância do Quadrinho Nacional" (que estreou em janeiro de 2021). Desta vez, o tema é a representatividade LGBTQIAP+ no universo dos gibis. "Muito além do arco-íris" é apresentado por Sérgio Marques, do canal Maré Geek. A direção é de Deborah Novais, com roteiro de Luiza Lemos e direção de arte e ilustrações de Talles Rodrigues.

Quadrinistas, jornalistas, criadores de conteúdo e pesquisadores deram depoimentos para o episódio como Anita Costa Prado, Mário César, Flávia Gasi, Caio Yo, Gabriela Borges, Aureliano, Luiza de Souza, Lino Arruda, Alice Pereira, Kael Vitorelo e Ivan Costa. Todas gravaram os vídeos das próprias casas, em consideração aos protocolos de saúde exigidos devido à pandemia.


Logo no primeiro ato, alguns participantes contam sobre casos de discriminação que vivenciaram. Além disso, cada letra de LGBTQIAP+ é explicada no decorrer da série documental. Outros assuntos abordados no episódio são a importância da representatividade e do protagonismo dos pertencentes à sigla dentro dos quadrinhos e a questão da interseccionalidade.


Três importantes pessoas para a comunidade e a luta pela causa são destacadas no episódio: as cartunistas Anita Costa Prado (responsável pela criação de Katita, uma personagem lésbica bem resolvida que teve origem em 1995) e Laerte, além de Mário César (quadrinista e organizador da Poc Con, primeira feira voltada exclusivamente para artistas LGBTQIAP+).


Fonte: Social Comics (via press-release)


O Poltrona POP é parceiro afiliado da Amazon. Neste link deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós já éramos nerds antes disso ser legal!