Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Soy Loco Por Ti Juquery, até 07/07/2021. O festival busca por artistas com ideias criativas, inovadoras e que transitem pelas múltiplas linguagens artísticas, como artes cênicas, artes sonoras, artes visuais, entre outras. Os interessados podem mandar suas propostas desde que tenham elementos que dialoguem com as diversas facetas do Juquery: a loucura, a arte, a história do espaço e das cidades de seu entorno, seu espaço físico ou seu imaginário. E em especial com o momento emblemático que a instituição passa de fechamento da ala de internos de longa permanência.


>>> Clique AQUI para se inscrever

Em 01/04/2021, os nove últimos moradores pacientes do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou suas atividades de internação psiquiátrica de longa permanência. Mais um importante evento no processo de transformação e ressignificação desse espaço de 123 anos. O Soy Loco por Ti Juquery, festival de artes que desde 2018 acontece anualmente, fez parte dessa história recente de transformação. Nas duas primeiras edições ocupando os espaços físicos do Hospital com múltiplas formas e visões artísticas. Em 2020, o festival se espalhou pela cidade de Franco da Rocha com artistas da Bacia do Juquery e convidados, que criaram formas não virtuais de suas obras chegarem ao público. O formato criado em decorrência da pandemia, permite que o festival continue existindo e será repetido esse ano, instigando os artistas a inventarem formatos criativos para exibição de suas obras, seguindo as medidas de segurança à pandemia.


Somente poderão participar artistas que comprovem residência no Estado de São Paulo, sendo que 50% dos projetos selecionados serão destinados a artistas proponentes residentes na Bacia do Juquery (Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar). O prêmio total é de R$ 40 mil reais, que será distribuído entre as propostas selecionadas, com o valor máximo de R$ 5 mil por projeto (se necessário, os valores poderão ser negociados).


O 4º Soy Loco Por Ti Juquery é um projeto aprovado via Proac. Uma idealização e produção da Trapézio Produções Culturais. Apoio do Complexo Hospitalar do Juquery. Correalização da Prefeitura de Franco da Rocha e do Museu de Arte Osório César. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento acontece acontece de 15 a 19/09/2021.


Fonte: Soy Loco Por Ti Juquery (via press-release)