O episódio final da temporada já está disponível e é imperdível

Após uma maratona de seis semanas chegamos ao final da temporada de Loki, série da Disney+ e Marvel Studios, com poucas respostas e muitas perguntas. A série, desde seu primeiro episódio, utilizou uma "muleta narrativa" com o argumento de que tudo que aconteceu, acontece e acontecerá na linha do tempo sagrada (leia-se, timeline prime do Universo Cinematográfico Marvel) é inevitável. 

É um recurso perigoso, uma vez que, se tivesse sido usado de forma leviana, poderia ter posto a série, e quiçá tudo que foi mostrado em tela até agora pela Marvel Studios, no cinema e na TV, em risco de cair na irrelevância. Mas a história escrita por Michael Waldron, Eric Martin, Bisha K. Ali e Elissa Karasik consegue explicar o que parecia, à primeira vista, inexplicável de forma convincente, abrindo as portas para o que pode vir a ser a maior ameaça que Os Heróis Mais Poderosos da Terra enfrentarão em sua jornada.

Utilizando este recurso, aliado à explicação do motivo pelo qual a Agência de Variância Temporal (AVT) existe, a primeira temporada de Loki se encerra sem precisar amarrar pontas soltas, como aquele ataque de Sylvie à linha do tempo que acontece no final do segundo episódio, A Variante, por exemplo. Além disso, explica o título espalhafatoso e brega do próximo filme do médico e mago Stephen Vincent Strange, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, de modo que ele até faz sentido agora.

De uma forma bem inusitada, este último episódio da temporada, intitulado Por Todo o Tempo. Sempre, encerra a temporada da série como uma espécie de epílogo de tudo que vimos até aqui no Universo Cinematográfico Marvel até aqui. Aliás, a série Loki abre possibilidades para qualquer tipo de continuidade retroativa. Os roteiristas das próximas produções terão a possibilidade de alterar fatos previamente estabelecidos na linha do tempo sagrada em favor das histórias que irão contar.

A temporada termina com um final em aberto, ao contrário do que eu previa. Se durante a jornada aos mistérios da AVT eu tive a impressão de que tudo aquilo era poderoso demais para se sustentar no futuro do UCM, sem criar uma irrelevância gigantesca, com as explicações de Por Todo o Tempo. Sempre, este temor se dissipa e ao invés da irrelevância e galhofa esperados, acho teremos uma gama de possibilidades extraordinárias à nossa frente.

Tomara que os escritores aproveitem bem tudo que Loki possibilita com os argumentos ora apresentados. Especialmente Waldron, que escreveu Loki e que retornará ao UCM em "Doutor Estranho 2", ao lado de Jade Halley Bartlett.

O elenco continua incrível e temos uma adição esperada. Mas não irei dar spoilers aqui. A produção é cinematográfica e os valores de produção são bem explorados.

A direção, de Kate Herron é impecável.

Nada mais será o mesmo no UCM daqui em diante.

Não poderia estar mais empolgado.



Marlo George assistiu, escreveu e tem uma variante que deve ter odiado tudo isso em algum universo paralelo

O Poltrona POP é site parceiro afiliado da Amazon. Neste link deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós já éramos nerds antes disso ser legal!