O cinema POP em geral fica mais triste e, agora, perde completamente a criatividade pois o cineasta Richard Donner (foto) faleceu em 05/07/2021, aos 91 anos de idade. A informação foi confirmada pela produtora e esposa Lauren Shuler-Donner e seu empresário. A causa da morte não foi revelada.


Donner começou sua carreira em alguns episódios de seriados de TV de sucesso nos anos 1960 e 1970 como "Além da Imaginação" e "Kojak" mas logo migrou para o cinema com "A Profecia", um filme de terror que se tornaria seu primeiro sucesso de bilheteria.

Mas ele conquistou o mundo com a primeira adaptação de história em quadrinhos bem sucedida no cinema, aclamada por público e crítica: "Superman - O Filme" (1978). Tida por muitos no topo como uma das melhores versões do Homem de Aço para as telonas, além de um roteiro que sintetiza o que deveria significar a mitologia kryptoniana para crianças e adultos, a escolha do saudoso Christopher Reeve (foto) para o papel - o estúdio queria Kirk Douglas e outros atores mais experientes - fez toda a diferença. Até hoje, nenhum ator conseguiu o feito que Reeve alcançou: interpretar Clark Kent e o super-herói Superman como duas pessoas completamente diferentes (e ainda o chamavam de mau ator, vai entender...). Isto tudo se deve à direção de Donner, que não queria Reeve para o papel mas este invadiu seu escritório vestido como o personagem e implorou para interpretá-lo, prometendo ganhar massa muscular e praticar atuação, obedecendo às ordens do diretor. O resultado, todo mundo já sabe.

Donner dirigiu diversos filmes de muito sucesso, dos mais variados estilos, como "O Feitiço de Áquila", "Máquina Mortífera", "Os Goonies", os quatro filmes da saga "Máquina Mortífera", dentre outros. Seu último filme na direção foi "16 Quadras", estrelado por Bruce Willis e o rapper anteriormente conhecido como Mos Def. Como produtor, também foi responsável por "X-men - O Filme" (2000), ao lado de sua esposa.


Curiosidade: Em 2009, o roteirista Geoff Johns - que havia sido seu assistente de direção no filme "Teoria da Conspiração" (1997) - o convidou para coescrever a história do que Donner imaginava para a trama do Superman após o primeiro filme (uma vez que ele se desentendeu por divergências criativas e deixou a direção do segundo filme ainda durante as filmagens, que seriam terminadas por Richard Lester). O resultado foi "O Último Filho", publicada em quatro edições do Homem de Aço (inclusive no Brasil) com arte de Andy Kubert.

Descanse em paz.


Fonte: G1 (via site oficial)



O Poltrona POP é site parceiro afiliado da Amazon. Neste link deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós já éramos nerds antes disso ser legal!