O ator-comediante-dublador Orlando Drummond (foto) faleceu no fim da tarde de 27/07/2021, aos 101 anos de idade. Drummond era mais conhecido na área da dublagem, onde fez vozes memoráveis de desenhos animados e seriados como Popeye, o alienígena Alf,, os vilões Vingador - de Caverna do Dragão - e Gargamel - de Os Smurfs -, o medroso Pacato (que se transformava em Gato Guerreiro ao lado do heróis He-Man) e, claro, o igualmente medroso cachorro Scooby-Doo (talvez a mais famosa voz criada por ele enquanto dublador).

Em maio de 2021, chegou a ser internado para tratar de uma infecção urinária. Passou dois meses em tratamento e retornou ao lar.


Orlando Drummond Cardoso nasceu em outubro de 1919 e iniciou sua carreira por vota de 1942 como contrarregra na TV. o incentivo para se tornar dublador veio do também saudoso ator Paulo Gracindo, que percebeu seu potencial de criação de vozes.

Drummond chegou a aparecer no cinema atuando em filmes como "Rei do Movimento" (1954) e "Angu de Caroço" (1955), além de diversos papeis humorísticos posteriores na TV - incluindo o Seu Peru, seu mais famoso personagem, criado em 1952 para a versão feita para o rádio do programa Escolinha do Professor Raimundo (um homossexual que alegava que muitos atores também faziam parte da "irmandade" - um personagem bem a frente do seu tempo, se olharmos os dias de hoje). 

Exerceu a dublagem como profissão principal até 2015, quando sofreu um acidente e resolveu parar. Chegou a ser matéria de estudo trabalhista por conta de pedir a "desaposentação" em 2014, uma vez que havia se aposentado em 1974 - quando ainda trabalhava na TV Tupi - exigindo o recálculo dos valores de sua aposentadoria à luz da lei levando em conta as contribuições previdenciárias posteriores ao período original.

Entrou para o Livro Guinness dos Recordes por conta da dublagem nas diversas versões das séries animadas de Scooby-Doo. Seus últimos papéis foram uma rápida dublagem do vilão Vingador numa propaganda de automóveis que mostrava um possível final para a saga da animação Caverna do Dragão em 2019, além de uma breve aparição no filme "De Perto Ela Não É Normal" em 2020.

Orlando Drummond deixa esposa, dois filhos, cinco netos - dos quais, três são dubladores - e três bisnetos. Descanse em paz.


Fonte: O Dia (via site oficial)