A série What If...?, produção da Marvel Studios lançada através da plataforma Disney+, e que teve sua primeira temporada concluída com o episódio O Que Aconteceria Se... O Vigia Quebrasse Seu Juramento?, foi bastante irregular em termos de qualidade de roteiro. Em comum, os episódios tinham a qualidade de todas as categorias técnicas e artísticas, uma vez que, animação, efeitos visuais, montagem, edição e character design são excelentes em todos eles, exceto o texto que variava entre o péssimo e o ótimo.

O Que Aconteceria Se... O Vigia Quebrasse Seu Juramento? reúne os heróis e vilões de todas as realidades que foram apresentadas em um cada destes episódios. 

Porém, o mix de destas histórias irregulares, boas e ruins, converge em uma equipe perfeita para enfrentar o vilão final. As personagens variantes das que conhecemos no cinema, se juntam na animação em uma trama que dá função para cada uma delas, com equivalência de importância em uma história consistente.

O último episódio da temporada é intrigante e emocionante. O script fecha todas as pontas soltas e os eventos finais do episódio podem até ser previsíveis, mas tudo é tão bem escrito, e resolvido, que me surpreendeu.

Além disso, temos homenagens ao que a Marvel fez no cinema e nos quadrinhos. E pra finalizar, as citações e easter-eggs são a cereja do bolo.

Durante os créditos finais temos duas surpresas: Uma cena extra que deixa um gancho para a segunda temporada e um reconhecimento ao roteirista Roy Thomas, feito pelos produtores da animação, por sua significante contribuição à série. Thomas, de fato, é um dos mais importantes quadrinistas de todos os tempos. As revistas da Marvel Comics e DC Comics não seriam as mesmas sem suas ideias e participação ativa.

Saber que o Mestre Thomas ainda está ativo e contribuindo para o nosso entretenimento foi bom, mas ver o reconhecimento por seu trabalho, em vida, foi lindo.

Prepare a pipoca e para se despedir de nossos heróis variantes. Já deixaram saudades. Que venha a segunda temporada.



Marlo George assistiu, escreveu e queria ter o Doutor Estranho como bartender