A Mostra de Cinema de Gostoso retoma sua edição presencial e pretende mais uma vez agitar a cidade de São Miguel do Gostoso (RN). Uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.


Todas as sessões da 8ª Mostra de Cinema de Gostoso serão realizadas na sala ao ar livre montada na praia do Maceió, onde ocorrerão as sessões da Mostra Competitiva e Sessões Especiais, trazendo de volta a experiência única das exibições na praia e outras atividades e vivências da mostra, que conta com ampla participação da comunidade local. Serão tomadas todas as medidas de segurança para adequação às restrições sanitárias vigentes devido à pandemia. Com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 5m, projeção com resolução 2K e som 5.1, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.


A mostra recebe em 2021, um número recorde de filmes, totalizando 650 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra. Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira e toda a programação será gratuita.


A Mostra de Cinema de Gostoso, uma sala popular de cinema a céu aberto, recebe um público de diversas regiões do país e mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país. Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.


MOSTRA COMPETITIVA


LONGAS-METRAGENS

  • CABEÇA DE NÊGO, de Déo Cardoso - CE
  • A FELICIDADE DAS COISAS, de Thais Fujinaga - MG
  • ROLÊ - HISTÓRIAS DOS ROLEZINHOS, Vladimir Seixas - RJ


CURTAS-METRAGENS

  • CÉU DE AGOSTO, de Jasmin Tenucci - SP
  • FOLE, de Lourival Andrade - RN
  • PORTUGAL PEQUENO, Victor Quintanilha - RJ
  • SIDERAL, de Carlos Segundo - RN
  • TEREZA JOSÉFA DE JESUS, Samuel Costa - SP
  • VALE DO VENTO ETERNO, de Pedro Medeiros - RN


SESSÕES ESPECIAIS

  • MARIGHELLA, de Wagner Moura - RJ
  • A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky - SP


MOSTRA COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL

  • MESTRE MARCIANO, de Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos - RN
  • À BEIRA MAR, de Clara Leal e Harcan Costa - RN


Cursos de Formação
Desde sua primeira edição, a Mostra de Cinema de Gostoso oferece a jovens a partir de 18 anos de São Miguel do Gostoso e distritos dos arredores uma série de cursos de formação técnica e audiovisual. Os cursos são realizados meses antes do início da Mostra e têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, elementos de linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso.


Tanto as temáticas que envolvem os cursos quanto os filmes produzidos são pensados dentro de uma lógica de valorização das tradições e costumes da comunidade. Os alunos são incentivados a explorar o imaginário cotidiano de São Miguel do Gostoso ao elaborarem seus roteiros, dentro de um processo de reconhecimento da cultura local. Dessa forma, eles acabam por refletir sobre o ambiente em que vivem de maneira crítica e cultivam a formação de suas identidades. Em 2013, os próprios alunos criaram o Coletivo Nós do Audiovisual e desde então já participaram de 47 oficinas e realizaram 21 curtas-metragens, que foram selecionados em diversos festivais de cinema no Brasil. Em 2021, os alunos realizaram dois curtas-metragens que serão exibidos na 8ª Mostra de Cinema de Gostoso.


Os cursos de formação fazem parte de um trabalho de longo prazo na região de São Miguel do Gostoso que já começa a dar frutos muito satisfatórios. Eles são a base do projeto da Mostra de Cinema de Gostoso e têm se mostrado capazes de promover transformações profundas, permitindo aos alunos vislumbrar a abertura de uma janela de oportunidades e novas visões de mundo.


A 8ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Lei Camara Cascudo, Sprite e Interjato Soluções; Patrocínio Institucional da BAT Brasil; Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e Apoio da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR, EMPROTUR, Potiporã, Laces, Itograss, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Marcenaria SMG, SEBRAE-RN e uZeh. Para maiores informações, clique AQUI e acesse o site oficial.  


Fonte: Mostra de Cinema de Gostoso (via press-release)


Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!