O desenhista, roteirista, professor e agente de profissionais de quadrinhos Klebs de Moura Júnior (foto) - um dos valorosos guerreiros da primeira geração de desenhistas brasileiros a publicar no exterior em editoras como Marvel, DC Comics, Dynamite, dentre outras - faleceu em 19/11/2021 em decorrência de um câncer que ele tratava desde 2017, conforme comunicado em seu perfil oficial do Facebook . Ele tinha 55 anos.  


Klebs Jr, como era mais conhecido, começou a carreira como desenhista e roteirista, lançando trabalhos de quadrinhos em algumas edições independentes. Com o tempo, seus trabalhos chegaram em revistas seminais de quadrinhos como Pau Brasil, Metal Pesado, dentre outras. Klebs Jr. também era colaborador de diversos jornais e revistas como Folha de São Paulo, Estadão, Jornal da Cidade, Época e Veja.


No ano de 2000, já como um dos diretores da Escola Impacto Quadrinhos, chegou a anunciar um projeto de uma minissérie chamada "Tropa de Choque 1994", que se passava numa linha paralela à História do Brasil onde o Golpe Ditatorial de 1964 não havia ocorrido e super-seres faziam parte de um grupo de elite ligado ao governo. O projeto só seria lançado de fato através de um bem-sucedido financiamento coletivo realizado em 2014, agora com o título "Patria Armada", através de sua nova escola, editora e agenciadora de profissionais de quadrinhos Instituto HQ. O sucesso foi tanto que em 2016 seu trabalho - e o dos diversos artistas envolvidos no projeto - foi reconhecido com o prêmio HQ Mix de melhor minissérie.

Durante o evento RioComicon - realizado em 2011 no Rio de Janeiro -, nosso Kal J. Moon encontrou com Klebs Jr. e pediu um autógrafo na edição número 03 da revista "Pau Brasil", que contém a história "O Bundão", suspense policial escrito e desenhado por Klebs Jr. Descanse em paz.


Fonte: Instituto HQ (via rede social)