Notícia triste para os fãs da dublagem brasileira: o ator e dublador Isaac Bardavid (foto) faleceu em 01/02/2022, em decorrência de um enfisema pulmonar, do qual se tratava há anos mas estava internado desde a última semana de janeiro de 2022. Ele tinha 90 anos de idade. A morte foi confirmada ao site G1 por seu neto João Bardavid.


Nascido em Niterói (RJ), Bardavid era descendente de uma família judia turca e formou-se em Direito no ano de 1976 mas decidiu-se pela dramaturgia. Apesar de ser conhecido pela dublagem, sua carreira de ator em esporádicas porém marcantes participações em novelas, minisséries e casos especiais era notada em títulos como "A Escrava Isaura" (TV Globo, 1976), "O Astro" (TV Globo, 1977), "A Padroeira" (TV Globo, 2001) e até mesmo alguns episódios de "Os Trapalhões" nos anos 1980 ou "Sítio do Picapau Amarelo", a partir de 2006 - além de novelas religiosas como "Rei Davi" e "Milagres de Jesus" (TV Record).

Na área da dublagem, a lista de personagens queridos e diferenciados é imensa. Os mais conhecidos são o Esqueleto (vilão em "He-Man") na maioria das encarnações do personagem, Tigrão (em "O Ursinho Pooh"), Dr. Robotnik (na animação "Sonic", baseada nos games), além, claro, do personagem Wolverine, desde sua estreia na animação "X-Men" (1992) - incluindo outras adaptações para TV, o que o levou a dublar o ator Hugh Jackman (foto) tanto nos filmes da franquia mutante como nos três filmes solo, onde se despediu do personagem em "Logan", último filme com o ator no papel. Por conta disso, inclusive, a produção do programa "The Noite" providenciou um encontro com Jackman quando esteve no Brasil para promover o filme em 2017.


Seu último papel em dublagem deu-se justamente em três episódios de "Mestres do Universo: Salvando Etérnia" (Netflix), justamente mais uma adaptação em animação de He-Man, porém não como Esqueleto mas sim no papel do igualmente vilão Fulgor. O motivo foi justamente sua condição de saúde que o impedia de ir ao estúdio por conta da pandemia e a dublagem foi feita de forma remota.

Descanse em paz.

Fonte: G1 (via site oficial)