Uma tenebrosa notícia divulgada amplamente pela imprensa pegou todos os cinéfilos de surpresa quando David Rubin - presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood - anunciou que simplesmente oito categorias não estarão presentes na cerimônia oficial do Oscar em 2022 durante a transmissão oficial pela rede ABC. Motivo: a rede de televisão quer que a cerimônia tenha apenas três horas de duração e a "solução" foi retirar algumas categorias da transmissão ao vivo, gravá-las antes da cerimônia oficial e divulgar os ganhadores dessas categorias nos flashes entre a programação.




As categorias atingidas pela polêmica decisão são as seguintes:
  • Melhor Documentário (curta-metragem)
  • Melhor Edição
  • Melhor Maquiagem e penteado
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Curta-Metragem de Animação
  • Melhor Curta-Metragem (live-action)
  • Melhor Som
Rubin, numa carta aberta, explicou que o objetivo em retirar essas categorias da cerimônia principal visa não somente economia de tempo mas também transformar a transmissão ao vivo em algo mais dinâmico para diversas audiências, trazendo mais humor e números musicais, além de valorizar o trabalho do trio de apresentadoras.

A repercussão negativa vem de diversos setores da indústria cinematográfica, alertando que essa decisão não vai atrair a audiência mais jovem, como é o desejo da Academia há anos. A maior premiação do cinema ainda é visto por grande parte da audiência como algo moroso e antiquado, tanto no formato quanto na falta de diversidade dos filmes indicados.

"Embora eu entenda as motivações por trás disso e tenha grande empatia pelas pessoas que tomaram essa decisão, essa não é a resposta", disse Ben Proudfoot, indicado ao Oscar de Melhor Documentário (curta-metragem).


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda criou especialmente para a edição 2022 o "prêmio" virtual "Oscar Fan Favorite", onde o público pode votar no filme "popular" favorito utilizando hashtags através de redes sociais e ainda concorrer a uma viagem para assistir a cerimônia do Oscar em 2023. O resultado? "Cinderella" - uma das piores bombas de 2021 - pode vencer a nova "categoria" por conta da mobilização do fã-clube da cantora Camila Cabello (estrela do musical). 

A cerimônia do Oscar em 2021 - dirigido pelo cineasta Steven Soderbergh - foi a pior audiência de todos os tempos, culminando no terrível constrangimento ao perceberem que Anthony Hopkins - ganhador do prêmio de Melhor Ator por seu trabalho no filme "Meu Pai" - não estava online para fazer seu discurso. Por essas e outras, a Academia está mudando radicalmente para atender aos caprichos de uma rede de TV mas esquece que a premiação perde a cada dia relevância com seu público por conta de seus próprios critérios arcaicos.

Profissionais da indústria cinematográfica aguardam que a decisão não seja definitiva e algo melhor do que não estar no tapete vermelho seja uma solução mais adequada na já combalida cerimônia mais aguardada pelos cinéfilos do mundo inteiro...

Fonte: Deadline (via site oficial)

Neste link, deixamos uma sugestão de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!