Este tem sido um ano difícil para amantes das histórias em quadrinhos e este é mais um dia que dizemos adeus a um grande artista pois faleceu o desenhista Tim Sale (foto). As causas da morte não foram reveladas mas ele foi internado às pressas em 13/06/2022 e o quadro era considerado grave. Ele tinha 66 anos de idade e faleceu ao lado de sua esposa.


Tim Sale nasceu em Uthaca, Nova York (EUA) em maio de 1956. Mudou-se criança para Seattle, Washington (EUA), onde, com o tempo, entrou para a universidade mas precisou mudar-se para Nova York para cursar na School of Visual Arts onde chegou a ter workshop com grandes artistas dos quadrinhos como John Buscema, por exemplo.

Iniciou sua carreira nos quadrinhos em 1983. Trabalhou nas duas grandes editoras de quadrinhos de super-heróis - Marvel Comics e DC Comics. Na DC, ao lado do roteirista Jeph Loeb, cocriou obras cultuadas até hoje como "Batman - O Longo Dia das Bruxas", "Superman - As Quatro Estações" e 'Mulher-Gato - Quando em Roma", dentre muitas outras. Já na Marvel, foi responsável - mais uma vez, ao lado do roteirista Jeph Loeb - pela chamada "antologia das cores" (onde a história era focada num super-herói e numa cor específica como tema) nos títulos "Demolidor -Amarelo", "Homem-Aranha - Azul", "Hulk - Cinza" e "Capitão América - Branco".

Também esteve criativamente envolvido no seriado "Heroes" pois o personagem Isaac Mendez (interpretado por Santiago Cabrera) tinha visões e pintava quadros relatando o que estava nessas visões - esses quadros eram artes, na verdade, de Tim Sale (que também criou as legendas dos interlúdios da série inspiradas nas fontes usadas em quadrinhos).

Descanse em paz.

Fonte: Remembering Tim Sale (via Twitter)