Dia triste para quem curte as aventuras da tripulação que foi onde ninguém jamais esteve pois a atriz Nichelle Nichols (foto) faleceu em sua casa na noite de 30/07/2022 em Silver City (Novo México) aos 89 anos de idade. A informação veio por meio do site oficial sobre a carreira da atriz, assinado por Kyle Johnson, seu filho, dizendo que ela faleceu de causas naturais.


A atriz começou a carreira em 1959 no filme "Porgy & Bess" (dirigido por Otto Preminger, baseado na obra de Gershwin) como uma dançarina. Depois de interpretar pequenos papéis em seriados de TV e filmes menores, foi escalada para a personagem pela qual seria conhecida pelo resto de sua carreira: Tenente de Comunicações Nyota Uhura no seriado "Star Trek - Jornada nas Estrelas". Ficou no seriado pelos três anos de sua exibição original, mesmo quando duvidava do sucesso do mesmo - influenciada pela carta do reverendo Martin Luther King que dizia só assistir o seriado por conta dela ser a única tripulante afro-americana de destaque.

Ainda participou da icônica primeira cena de beijo interracial da TV norte-americana ao lado de William Shatner (que interpretava o Capitão James Tiberius Kirk), que, diz a lenda, prevendo o racismo de parte da produção do programa - que não queria que houvesse o beijo entre um ator branco e uma atriz negra -, repetiu a cena diversas vezes mas na última, quando o rolo de filme estava no fim, deixou os próprios olhos vesgos, impedindo que houvesse repetição ou corte.

Ainda que de forma não-intencional, a presença de Nichols no cultuado seriado despertou o desejo de ser atriz em Whoopi Goldberg. Segundo declarações da própria atriz, comediante e apresentadora, ainda na infância chamou sua mãe para ver que Nichols estava na série e não no papel de empregada.

Com o sucesso das reprises pelo sistema de TV a cabo norte-americano, vieram os seis filmes seguintes com a tripulação clássica nos quais reprisou a personagem, além do desenho animado lançado em 1973 e diversos games ao longo das décadas.

Fonte: Uhura.com (via site oficial)