O Festival Mix Brasil chega à sua edição de número 30 ocupando oito espaços culturais de São Paulo entre os dias 09 a 20/11/2022. Com uma programação majoritariamente presencial, o evento inova mais uma vez, incluindo em sua programação experiências de realidades estendidas.

O evento traz 119 filmes de 35 países e de 12 estados brasileiros, experiências XR vindas da França, Holanda, Taiwan, China e Chile, 6 espetáculos teatrais inéditos, shows musicais, literatura, performances, palestras e workshops, Show do Gongo, além de homenagear Linn da Quebrada com o prêmio Ícone Mix.

A abertura do festival ocorre em 09/11/2022 especialmente para convidados trará a exibição do filme brasileiro "Três Tigres Tristes", de Gustavo Vinagre. A abertura também contará com a première do "Projeto Flâneur #Experimento nº 1" - mesclando as instalações em realidade virtual e aumentada com performances presenciais.

O Panorama Internacional traz títulos - com muitos filmes inéditos no Brasil - de diretores e atores que tiveram suas obras premiadas e selecionadas nas últimas edições dos festivais de Cannes, Berlim, Sundance, San Sebastian, Locarno, Tribeca, Toronto e Frameline. Entre os destaques estão "Close" de Lukas Dhont; "Algo Que Você Disse Ontem à Noite" de Luis De Filippis; "Túnica Turquesa" de Maryam Touzani; "Nelly & Nadine" de Magnus Gertten; e "Girl Picture". Já "Fogo-Fátuo" e "Winter Boy" são os novos filmes do português João Pedro Rodrigues e do francês Christophe Honoré, respectivamente. 

Na lista dos filmes internacionais ainda estão "Sublime" de Mariano Biasin; "Antes Que Eu Mude de Ideia" de Trevor Anderson; "Casa Susanna" de Sébastien Lifshitz; "The Five Devils" de Léa Mysius;  "O Amor" de Shariff Nasr; e "Objetos Não Identificados" de Juan Felipe Zuleta, prêmio do público no Outfest Los Angeles.

Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo representam a cinematografia nacional nos oito longas e médias que compõem a Mostra Competitiva e os títulos concorrendo ao prêmio Coelho de Ouro de Melhor Filme Brasileiro são "A Filha do Palhaço", de Pedro Diógenes;  "Germino Pétalas no Asfalto", de Coraci Ruiz e Julio Matos; "Paloma", de Marcelo Gomes; "Panteras", de Breno Baptista; "Regra 34", de Julia Murat; "Transe", de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor; e "Uýra - A Retomada da Floresta", de Juliana Curi.

Já na programação de curtas-metragens, poderão ser assistidos filmes das cinco regiões do Brasil. Na Mostra Competitiva de Curtas, são 14 filmes de diversos estados. Os curtas da Competitiva Brasil estarão disponíveis online na plataforma digital gratuita de streaming Sesc Digital a partir de 14/11/2022

A plataforma Spcine também participa do evento promovendo o MixLab Spcine - com mesas, workshop e um bate-papo com o cineasta belga Lukas Dhont - que discute suas ideias sobre o cinema e seu processo criativo numa conversa com jovens realizadores brasileiros dentro do MixLab Spcine.  Toda a programação será na Biblioteca Mário de Andrade. A parceria com a Spcine também é representada por alguns títulos dos programas Queer.doc e Reframe que serão exibidos de 14 a 23/11/2022 dentro da plataforma Spcine Play .

O Festival Mix Brasil também inclui na sua programação experiências XR de realidades estendidas. Essas imersões vêm da França, Holanda, Taiwan, China e Chile e ganham instalações específicas no evento. Os visitantes vivenciam experiências que misturam diferentes linguagens e recursos tecnológicos.

Ainda no campo tecnológico, o evento traz a mostra de NFTs "Encruzilhada Blockchain" - que reúne artistas de práticas distintas no campo das artes: de carnavalescos a artistas olfativos, passando por escultores digitais, cineastas e performers

Em 2022, seis espetáculos teatrais inéditos foram selecionados. São eles: "Útero de Eva", de Sophi Saphirah; "Distrito T – Capítulo 1", de Ymoirá Micall; "Requiem de Guerra", de Giovana Lago e Don Giovanni; "Chechênia: Um Estudo de Caso"; "O Sacrifício de Cassamba Becker", de João Victor Toledo. As estreias acontecem entre os dias 10 e 15/11/2022 no Teatro Sérgio Cardoso e serão disponibilizadas no site oficial.

O tradicionalíssimo "Show do Gongo" – em que "desapegados" realizadores audiovisuais apresentam seus vídeos para o julgamento do público do Mix Brasil, cabendo à atriz e cantora Marisa Orth traduzir o anseio popular e decidir se os filmes serão gongados ou avaliados pelo júri - volta ao Centro Cultural São Paulo. A plateia mais enlouquecida do Brasil se reúne em 16/11/2022 a partir das 20h.

Já o Mix Music traz a cantora Assucena apresentando seu show solo "Minha Voz e Eu"; Animais Obscenos, alia música, artes cênicas e performance no espetáculo "História do Olho" e Filipe Catto traz ao público também um filme/espetáculo/documentário.  O evento traz ainda o esperado Mix Music Novos Talentos no Centro Cultural São Paulo com a apresentação de Silvetty Montilla.

No Mix Literário haverá um encontro presencial com a escritora-violinista Léonor de Récondo. Com curadoria de Alexandre Rabello, a programação tem ainda workshop de escrita criativa, lançamento do livro "Vagas Notícias de Melinha Marchiotti", de João Silvério Trevisan, além de mesas com a participação de nomes fundamentais do mercado editorial nacional, autores e editores, lançamentos editoriais e sarau. Já o Mix Talks traz debates sobre realidade virtual, temas atuais e relevantes.

Com direção de André Fischer, direção executiva de Josi Geller e direção de programação de cinema de João Federici, o 30º Festival Mix Brasil ocupa oito espaços culturais de São Paulo: CineSesc, Espaço Itaú Augusta - Salas 3 e 4, Centro Cultural São Paulo - Salas Lima Barreto e Paulo Emilio, salas do Circuito Spcine, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso e Centro Cultural da Diversidade

Toda a programação do evento poderá ser conferida no site oficial. O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unilever, Mercado Livre, Itaú e Spcine com apoio do Sesc e Biblioteca Mário de Andrade.  


Fonte: Festival Mix Brasil (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!