A Mostra Tiradentes-SP ganha nova edição e volta a ocupar o CineSesc (localizado à Rua Augusta, 2075, Cerqueira César / SP) de 23 a 29/03/2023. O público da capital paulista poderá conferir a exibição de 27 filmes - a maioria inéditos em São Paulo - e que fizeram parte da programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro de 2023. O evento será norteado pela temática “Cinema Mutirão”, abordada na edição mineira, dando sequência e ampliando a reflexão com discussões e novas perspectivas.
Com 11 longas e 16 curtas, a Mostra Tiradentes-SP traz um recorte pungente da 26ª Mostra Tiradentes, que exibiu 134 produções, e levou um público estimado de 35 mil pessoas para a cidade mineira e atingindo mais de 250 mil acessos na plataforma digital oficial do evento. Entre os destaque da edição paulistana estão os filmes "As Linhas da Minha Mão" (Melhor Longa da Mostra Aurora), de João Dumans, que será exibido em 23/03/2023, às 20h; "O Canto das Amapolas" (Prêmio Carlos Reichenbach - Mostra Olhos Livres), de Paula Gaitán; "Remendo", de Roger Ghil (Melhor Curta Mostra Foco e Prêmio Canal Brasil); "Cervejas no Escuro" (Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria), de Thiago A. Neves; "A Filha do Palhaço" (Melhor Longa Júri Popular), de Pedro Diogenes; e "Nossa Mãe Era Atriz" (Melhor Curta Júri Popular), de André Novais Oliveira e Renato Novaes.
Marcada pela diversidade, a seleção da Mostra combina novos talentos na direção cinematográfica com nomes já conhecidos de Tiradentes, como é caso de Helena Ignez, com "A Alegria é a Prova dos Nove", filme que conta com o veterano Ney Matogrosso no elenco; e Leonel Costa com seu novo trabalho "Alegorias". Dentre os estreantes, destacam-se João Maia Peixoto, com "Xamã Punk"; e Márcio Abreu, com "Febre", que conta com o ator Paulo André (Grupo Galpão), no elenco.
A "Mostra Vertentes de Curtas" reúne quatro filmes. São documentários produzidos em São Paulo que demonstram a força do cinema contemporâneo paulista: "Arrimo", de Rogério Borges; "Através da Cidade Invisível", de Paulo Grangeiro; "Onde a Gente se Encontra", de Talita Virgínia; e "O que nos Espera", de Bruno Xavier e Chico Bahia - este último sobre o Padre Júlio Lancellotti.
A Mostra Tiradentes-SP contará ainda com 15 debates com realizadores e um encontro especial: o tradicional debate "Cinema da Vela", com o tema "Cinema Mutirão": "Laboratórios e Cinema de Grupo de São Paulo". Em pauta, o cinema paulista contemporâneo e sua relação com os processos de criação coletiva de outras artes e modos de vida. Os debatedores serão os cineastas Helena Ignez, Leonel Costa e Filipe dos Santos Barrocas e a mediação fica a cargo do crítico de cinema João Paulo Campos. Para maiores informações e programação completa, acesse o site oficial.
Fonte: Mostra Tiradentes-SP (via press-release)
Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!